Londrina é uma das poucas cidades do país que, apesar de muito nova, pode contar com um patrimônio tão rico e diversificado. O Sercomtel, construído a partir da luta e da persistência dos londrinenses, é um dos maiores bens do município.
Se para nós contar com um serviço telefônico de Primeiro Mundo é um fato corriqueiro, para o resto do país o que temos em Londrina é uma exceção. Os índices do Sercomtel o colocam como uma das principais empresas de telefonia da América do Sul, sendo a primeira a usar o sistema de telefonia celular digital.
Essa condição foi conquistada ao longo de 25 anos graças à qualidade, eficiência e preparo de seu quadro funcional. Nesse período, enfrentou adversidades e conviveu com uma realidade na qual todo o setor era comandado pelo Poder Público. Em Londrina, por ser uma companhia de âmbito apenas municipal, o Sercomtel vem rapidamente atingindo seus limites como empresa prestadora de serviço local.
Nesse momento da realidade nacional, marcado pela privatização do sistema de telecomunicações, o cenário mundial impõe grandes transformações. No Brasil, empresas internacionais já buscam parcerias para explorar um mercado de bilhões de dólares. A condição de eficiência que o Sercomtel ganhou ao longo desses anos dá à empresa uma grande vantagem competitiva para que, em pouco tempo, deixe de ser uma companhia limitada pelo tamanho de nossa cidade para ganhar espaço no mercado brasileiro e mundial.
Após a acertada transformação de sua natureza jurídica, amplamente debatida pela sociedade e pela Câmara de Vereadores, agora a Sercomtel S/A tem sido constantemente procurada por grupos internacionais para se associarem, com claras vantagens para a empresa londrinense, que levará seu know how a outras partes do Brasil. Essa é uma realidade que deixa evidente que Londrina tem e terá na Sercomtel S/A um dos principais pilares de seu desenvolvimento nas próximas décadas.
A telecomunicação é o negócio do futuro. Nela estarão concentrados os recursos e tecnologias, fundamentais para todas as demais atividades. É o futuro virtual, no qual todos estaremos inseridos mais breve do que imaginamos, vital para que Londrina avance no seu projeto de ser um pólo tecnológico de excelência.
Toda essa realidade serve para demonstrar que estamos talvez no momento mais importante e delicado da companhia. O impasse jurídico criado em torno da empresa deve ser rapidamente solucionado. Os constantes alertas do superintendente da Sercomtel S/A, Dr. Gilbert Garcia de Souza, não só são muito bem fundamentados como também devem provocar uma atenção maior da sociedade.
Londrina precisa, urgentemente, entender que a mudança jurídica da nossa companhia telefônica impõe a ela a necessidade de rapidez na tomada de decisões. As ações contra a companhia representam um obstáculo muito sério, que pode provocar danos como a perda do poder de competitividade. Vale lembrar que esse é o momento da abertura do setor das telecomunicações e que as oportunidades surgidas agora são únicas. Esse cenário não se repetirá.
É certo que a via judicial é um canal legítimo para discutir questões como essa. Mas o que temos diante de nós, agora, é um tema complexo, de interesse de toda a comunidade, que muitas vezes leva a questionamentos que extrapolam o âmbito da Justiça.
A cidade precisa criar todas as condições para que a Sercomtel S/A possa se manter na sua rota de eficiência, ainda mais agora que o mercado, privatizado, terá como lei principal a competitividade. Todos os obstáculos que forem criados ou mantidos diante da empresa vão ser causa de prejuízos futuros. E, com certeza, perder, Londrina não pode - e não quer.
- ABÍLIO MEDEIROS JUNIOR é presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina.

mockup