Pensaria em um dos maiores problemas existentes entre os jovens: o desemprego. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou recentemente que o fenômeno acontece nos quatro cantos do globo. Hoje, existem 88 milhões de pessoas jovens sem trabalho: 46% dos desempregados no mundo.
Medida recente e muito bem sucedida implementada no Brasil é o Projeto Turismo e Responsabilidade Social (PTRS), representando uma resposta prática aos principais anseios dos jovens brasileiros: emprego e educação.
O PTRS visa preparar jovens de baixa renda para ingressar, permanecer e aperfeiçoar sua formação profissional no mercado de turismo, em Salvador. A metodologia do programa inclui oficinas e projetos de aprendizagem focada no desenvolvimento de competências básicas requeridas pelo setor de turismo e o estímulo ao empreendedorismo.
Como ministra, incrementaria esse projeto, destinando boa parte da verba recebida pela minha pasta para tal, que já existe e é passível de execução. Por sinal, não preciso ser ministra para que ele seja colocado cada vez mais em prática. A força da opinião pública, em si, promoveria maior divulgação e cobrança por parte do povo.

mockup