Brasília ''Agora nós temos uma candidata a vice com biografia política. Ela tem qualificações. Rita Camata não é uma candidata de enfeite, embora seja muito bonita'', afirmou ontem à tarde a primeira dama Ruth Cardoso, ao fazer uma declaração de apoio à candidatura de José Serra (PSDB) à Presidência da República, citando especialmente o fato de Rita Camata (PMDB-ES) ter sido escolhida como candidata a vice.
Na ocasião, o presidente Fernando Henrique Cardoso também fez uma declaração veemente de apoio à candidatura de José Serra. ''Serra é um homem confiável, experiente, tem capacidade administrativa, conhecimento da situação internacional, e nós precisamos ter um presidente que tenha capacidade de levar adiante o país'', disse FHC.
As declarações foram feitas nos portões do Palácio da Alvorada, após almoço com Serra e Rita Camata. A declaração de apoio a Serra feita anteontem pelo ministro da Fazenda, Pedro Malan, não surpreendeu Fernando Henrique, que disse ainda não ter dúvida da vitória de Serra e ironizou o desempenho do tucano nas últimas pesquisas eleitorais. ''Pesquisa é como câmbio: sobe e desce'', afirmou. Para o presidente, Serra reverterá seu desempenho nas pesquisas durante o horário eleitoral gratuito, que começa em 20 de agosto.