Curitiba - O senador Roberto Requião (PMDB) conquistou ontem seu segundo mandato como governador do Paraná, após uma disputa apertada contra o candidato do PDT, Alvaro Dias, da Coligação Vote 12. Com uma vantagem de 500.892 votos em relação a Alvaro, Requião elegeu-se para mais quatro anos à frente do Palácio Iguaçu, após já ter governado o Estado entre 1991 e 1994.
O peemedebista obteve 2.681.671 votos nas eleições de ontem, o que equivale a 55,2% dos votos válidos. Alvaro, que liderou as pesquisas até uma semana antes da votação no segundo turno, conquistou 2.180.779 votos, ou seja, 44.8% dos votos válidos.
A votação de Requião na eleição de ontem foi 50% maior do que nas eleições de 1998, quando concorreu com Jaime Lerner (PFL), sendo derrotado no primeiro turno. Na ocasião, Requião obteve 1.786.115 votos, o que representou 45,9% do eleitorado da época. Jaime Lerner elegeu-se ainda no primeiro turno com 2.031.241 votos, ou seja, 52,2% dos votos totais.
O eleitor paranaense comportou-se de maneira bem diversa nas eleições de ontem em relação a de 1998. Na ocasião, o desinteresse da população pelo pleito refletiu-se nas urnas: além de uma abstenção total de 21,12% do eleitorado, 22,74% dos eleitores que compareceram às urnas decidiram anular ou deixar em branco seu voto.
Nas eleições deste ano, 1.235.359 dos 5.428.022 eleitores não compareceram, o que corresponde a uma abstenção de 18,5%. O índice de votos brancos (133.011) e nulos (432.561) foi bem menor do que em 1998: somados os dois percentuais, atinge-se uma marca de 10,42% de votos não válidos.
Os resultados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mostram que Requião teve mais sucesso em sua estratégia eleitoral do que Alvaro. A tentativa do pedetista de conquistar o eleitorado de Curitiba através do apoio do prefeito da cidade, Cassio Taniguchi (PFL), acabou se provando infrutífera. Alvaro obteve 329.381 votos na Capital, o que não chega a ser a somatória de seus votos no primeiro turno (166.955) com os do tucano Beto Richa (195.354), candidato apoiado por Cassio na primeira fase da campanha. Requião obteve 530.807 votos em Curitiba.
O peemedebista também melhorou sua performance na região de Londrina, tradicional reduto eleitoral de Alvaro. Enquanto no primeiro turno Requião teve 23,8% dos votos da região Norte Central do Estado, contra 35,7% de Alvaro, no segundo turno a disputa foi mais parelha: Alvaro obteve 51,3% dos votos válidos contra 48,7% de Requião, uma diferença de apenas 2,6%. A região foi eleita como prioridade pela coordenação de campanha do PMDB para aumentar a votação de Requião após o final das eleições de 6 de outubro. Das grandes cidades do Estado, Requião perdeu apenas em Londrina onde obteve 92.391 (39,9%) enquanto Alvaro ficou com 139.177 (60,1%).

mockup