Evangélicos e católicos concordam que a família é uma instituição muito importante para ser esquecida pela sociedade. Os religiosos não se mostram contra a modernidade, mas acreditam que a família deve ser encorajada em todos os aspectos. ''O aumento do número de divórcios é apenas uma tendência momentânea e não pode ser levada em conta, pois a família é a base do homem e da sociedade e jamais será destruída'', diz o pastor Joed Lamonica Crespo, da Casa de Oração para Todos os Povos Ministério Sagradas Missões.
Para Crespo, a família ideal é aquela em que o pai trabalha e a mãe se ocupa da casa e da educação dos filhos. ''Reconheço que a vida moderna faz com que as mulheres também saiam de casa para trabalhar e por isso, é justo que os homens também se ocupem de algumas tarefas domésticas para auxiliar as esposas na administração do lar'', declara o pastor, perguntando até que ponto é mais importante para os filhos desfrutarem o conforto material de uma situação econômica estável ao invés de aproveitarem a companhia dos pais.
Já o coordenador da pastoral familiar de Londrina, Luis Fernando Pinto Dias, acredita que os pais devem conciliar seu tempo livre para passá-lo com os filhos de forma qualitativa. ''As pessoas, mesmo vivendo juntas, já não se conhecem mais. É preciso se motivar mais para melhorar os relacionamentos''.
Dias afirma que o excesso de individualismo, no qual cada um busca a sua própria felicidade, distancia ainda mais os familiares. ''Uma pessoa só poderá ser realmente feliz se as pessoas ao seu redor estiverem felizes''.
Com os pais fora de casa a maior parte do dia, muitas crianças são educadas pela escola e pela televisão. Mesmo assim, os pais continuam sendo a principal referência dos filhos. ''O que o pai disser e fazer o filho irá repetir, por isso, as atitudes dos pais devem ser compatíveis com as idéias que eles passam para os filhos'', explica Dias.
Manter os sentimentos de amizade, honestidade e amor entre pais e filhos é fundamental para a preservação do bom relacionamento familiar. ''Os pais devem compreender os filhos e não só exigir e cobrar. Pai não deve só mandar'', conclui o pastor. (M.G.)

mockup