Durante a oração, a imunidade é estimulada
A ciência também é instrumento de Deus





A citação é do Livro de Eclesiastes, do Antigo Testamento. ''Honra o médico por causa da necessidade, pois foi o Altíssimo quem o criou.'' O conceito de que o médico é um instrumento de Deus para curar ou aliviar o sofrimento de pacientes é senso comum entre os praticantes de religiões. Mas há profissionais da Medicina que corroboram essa visão. É o caso do cardiologista Roque Marcos Savioli, 60 anos, diretor da Unidade de Saúde Suplementar do Instituto do Coração (Incor), em São Paulo.

Ele é autor, entre outros, do livro ''Milagres que a Medicina não contou'', da Editora Global/Gaia. Nesta obra, Savioli relata curas que considera obras de Deus. Nesta entrevista, o cardiologista destaca que o poder de cura da fé é comprovado por estudos científicos e recomenda que todos cultivem a espiritualidade de alguma forma. Mesmo o que não são religiosos. ''Para ter fé em Deus não preciso praticar religião nenhuma'', ressalta.

A fé tem poder de cura?
É claro que tem. Do ponto de vista científico existe uma enormidade de comprovações. Existem vários trabalhos que comprovam a correlação entre a fé e a saúde. E estudos provenientes de escolas importantes, como as universidades de Harvard e da Carolina do Norte, ambas nos Estados Unidos. Há uma série de escolas que comprovam isso. Então realmente é um fato verídico que, apesar de polêmico, está sendo muito estudado hoje.

Os estudos são feitos em grupos formados por pessoas que, por exemplo, frequentam serviços religiosos. Um estudo feito nos Estados Unidos reuniu mais de 25 mil pessoas mostrou que as pessoas que frequentam serviços religiosos têm maior longevidade e menos doenças. Então, se comprova dessa forma. Porque não tem como medir a fé da pessoa. Quem tem fé tem menos depressão, menos Síndrome do Pânico, menos infarto.

E qual é a explicação científica para esse fenômeno?
Em primeiro lugar são os hábitos de vida. A pessoa que frequenta um serviço religioso normalmente não fuma, come melhor, tem hábitos de vida saudáveis. Em segundo lugar, existem estudos comprovando que, durante a oração, uma parte do sistema nervoso central, que está conectada com a nossa imunidade, é estimulada. Por isso a pessoa tem menos doenças. Essa é uma hipótese que está sendo aventada.

O que explica casos de pacientes desenganados por médicos que conseguem se recuperar?
Há o erro médico. Muitos médicos desenganam o paciente por não estarem habilitados para o tratamento e depois o paciente melhora. E também tem a ação de Deus. Milagres existem, já foram comprovados. São curas que não são explicáveis. Por isso, temos que imaginar que há uma coisa superior.

Por outro lado, por que é tão difícil comprovar um milagre cientificamente?
Só quem pode comprovar a ocorrência de um milagre é a Igreja. O médico diz que não sabe explicar por que o sujeito se curou, mas quem comprova o milagre é a Igreja. E a Igreja é muito rigorosa nisso. Comprovar um milagre não é uma coisa fácil.

Corpo e mente são indissociáveis. O senhor acredita que o poder da mente pode curar doenças?
Temos dentro de nós mesmos condições de nos defendermos das doenças. Isso é um mecanismo intrínseco. Agora, tudo isso é uma obra de Deus. Foi Deus quem criou o homem e tudo mais. Quer dizer, não é o nosso poder que cura, mas o poder de um mecanismo criado por Deus. É bem diferente. Você tem que ter uma crença superior, independentemente de religião. Veja bem, religião não tem nada a ver com fé. Para ter fé em Deus não preciso praticar religião nenhuma.

A fé é capaz curar doenças graves, como o câncer, para as quais a própria medicina não tem resposta?
Eu digo que tudo é possível. Em todos esses anos de profissão aprendi que a gente não nega nada. Mas não é frequente. O habitual é você nascer, viver e morrer. Mas nunca vi casos de curas de desenganados por doenças graves. Para mim o maior milagre é a transformação das pessoas, independentemente do resultado. Pessoas que enfrentam situações dolorosas de doença e mudam de vida. independentemente de se curarem ou não.

Não é frustrante para o médico, que tanto estudo e pesquisa para tratar o paciente, que a cura seja atribuída exclusivamente ao poder da fé?
O Livro do Eclesiastes 38 diz que o médico é um instrumento de Deus e que toda a ciência também é instrumento de Deus. Imagine que coisa maravilhosa é a gente ser instrumento de Deus. Quem cura é Deus, nós somos instrumentos dele.

mockup