Regulamentação das casas lotéricas
Houve uma greve que suspendeu parcial ou totalmente os serviços bancários e a população não reclamou. Não como em outras épocas, pelo menos. É que as casas lotéricas supriram boa parte desses serviços. Portanto, a greve expôs uma mudança que vem acontecendo sutilmente, quase despercebida. Evidentemente que as estruturas de atendimento não podem ser comparadas. Mas as lotéricas têm uma sintonia com a população, principalmente a classe média, mais modesta. Talvez porque, historicamente, elas não representam cobranças, obrigações. O conceito de casas lotéricas ainda está relacionado com lugar onde se tem chance de ganhar algo, é onde as pessoas vão conferir se ganharam; nunca vão ver se perderam. Talvez lugar que chama sorte.
Atavismo histórico à parte, hoje as lotéricas estão se consolidando como opção para uma série de serviços, principalmente - agora sim - onde se pagam contas de obrigações como luz, água, etc. Mesmo assim, não perdem a simpatia, desde que os diferenciais de atendimento sejam rapidez, atenção, etc.
Está certo o presidente da Federeção Nacional dos Lotéricos (Fenal), Aldemar Mascarenhas, ao buscar a regulamentação das atividades do setor que, segundo ele, emprega mais de 60 mil pessoas no país e vem investindo na qualidade, treinamento de pessoal, ambiente climatizado, etc.
Basta lembrar o que eram as lotéricas há 10 anos - observa - simples chalés escondidos, medrosos.
O atendimento à reivindicação é um prêmio aos investimentos dos pequenos empresários que operam no mercado.
Mas é importante que no bojo da regulamentação necessariamente venham também: a regulamentação da profissão, as exigências de segurança, salários compatíveis etc. Mas, principalmente, a implantação de regras de segurança aos clientes. Lotéricas são hoje estabelecimentos que mexem com dinheiro (e não mais chalés acanhados, como observa) e, portanto não podem continuar indefesas. Uma vez cumpridas as exigências, as lotéricas tendem a prosperar enquanto o usuário ganha com mais essa opção.





