A primeira etapa da “reforma tributária” desse governo é revoltante. Os prestadores de serviços, que hoje pagam 3,65% de PIS e Cofins, vão pagar 12%. Para os bancos, a alíquota vai ser de 5,8% sob a alegação de que eles não têm créditos desse imposto. Mas os prestadores de serviços têm esse crédito? Um aumento de quase 8,5% na carga tributária vai levar o pequeno prestador de serviços à bancarrota. Cabe lembrar ainda que, no lucro presumido, o prestador de serviços paga o dobro das alíquotas do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). O setor de serviços é o que mais emprega no Brasil. É hora de acionarmos nossas entidades de classe para barrar esse absurdo que está se desenhando. Se os bancos vão ter uma alíquota diferenciada, por que nós, prestadores de serviços, teremos que pagar o pato?

Osvaldo Lima (empresário) Londrina

Parabéns, Domingos Pellegrini

Parabéns pela crônica "Pan pan pan pan" (Aos Domingos Pellegrini - 25 e 26/07/2020), quanta sensibilidade para escrever.E, infelizmente, descreve bem o povo brasileiro, que não respeite regras e por isso a pandemia vai demorar para passar por aqui. Obrigada.

Silvia Mara Teixeira Crippa (enfermeira aposentada) Londrina

Nós, os humanos

Às vezes tenho a infeliz impressão que seremos mesmo nossos próprios algozes. Pois não consigo visualizar possibilidade de mudanças. Dias desses pude ver um pai em companhia de sua criança, ao terminar de beber sua lata de cerveja, simplesmente a atira ao chão, como se isso fosse tão normal. Com exemplos assim, imagino que não será fácil garantir um futuro muito promissor. Urge uma mudança comportamental extrema.

Waldinei Alves (microempresário) Bandeirantes

MEMÓRIA

29 de julho de 2013

Londrina tem IDH alto

O Índice do Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) 2010 do Brasil, divulgado ontem pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), revelou que apenas Curitiba e Maringá atingiram a faixa considerada "muito alta" no Paraná. As taxas levam em conta educação, renda e longevidade dos habitantes. Londrina ficou na faixa de desenvolvimento "alto", na sexta posição no ranking estadual. Na Região Metropolitana de Londrina (RML), Arapongas, Sabáudia, Rolândia, Porecatu, Cambé, Assaí e Ibiporã estão entre os 100 melhores IDH do Paraná. A maioria dos 17 municípios pertence à faixa de desenvolvimento "alto", com exceção de Jataizinho e Tamarana, que fazem parte do desenvolvimento "médio".