No dia 1º de janeiro, a Amepar (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema) ganhou um novo presidente. Ao assumir por mais quatro anos o cargo de chefe do Executivo de Cambé (Região Metropolitana de Londrina), o prefeito reeleito, Conrado Scheller, assumiu também a presidência da entidade que representa 22 municípios da região norte do Paraná.

Scheller vem substituir Sérgio Onofre da Silva, que acaba de encerrar seu mandato de prefeito de Arapongas, e ficará à frente da entidade no biênio 2025-2026.

Para os próximos dois anos, o prefeito de Cambé planeja reestruturar a associação. “No modelo em que se encontra, não conseguimos conhecer os problemas dos municípios e suas prioridades.”

A reestruturação pretendida pelo novo presidente passa por dar à Amepar maior capacidade técnica e operacional, refletindo uma necessidade urgente de fortalecer a representatividade e a eficácia da associação no apoio aos municípios da região.

A Amepar desempenha um papel crucial na articulação de políticas e projetos que impactam diretamente a qualidade de vida da população local e essa nova postura pode ser decisiva para que a associação não só diagnostique problemas, mas também ofereça soluções viáveis e personalizadas às diferentes realidades municipais.

Scheller aponta, com razão, as dificuldades enfrentadas pelas cidades menores, porque elas estão mais sujeitas a encontrar obstáculos na elaboração de projetos de infraestrutura e planejamento urbano.

Outro ponto crucial levantado é a Reforma Tributária, cujos impactos ainda geram incertezas e preocupações aos gestores municipais. A possível redistribuição de recursos fiscais, com prejuízos para cidades que já enfrentam dificuldades, exige uma mobilização urgente e coordenada.

Por isso, a iniciativa do presidente da associação em incluir deputados federais nesse debate e cobrar desses parlamentares uma representação ativa é um exemplo de como a Amepar pode se tornar um agente político cada vez mais relevante e influente.

Obrigado por ler a FOLHA!