Um dos reflexos mais cruéis da crise econômica que assola o planeta está ganhando força: o desemprego. Como forma de driblar a queda nas vendas e na produção, as empresas começam a dispensar pessoal. Para quem entrou nas estatísticas, fica a difícil pergunta: 'Como conseguir outra colocação em uma época de tantas incertezas?' De acordo com especialistas em Recursos Humanos, o momento deve ser usado para reavaliar a atitude profissional e buscar novos caminhos.
''É importante a pessoa observar se não caiu na zona de conforto e se acomodou no emprego anterior. A demissão, mesmo com a crise mundial como motivo, traz um sentimento de impotência e isso precisa ser trabalhado. Manter a autoestima é fundamental'', diz a psicóloga Tânia Belizario Mastelari, da empresa Sinamed.
''Outra atitude positiva é pensar no que se quer para o futuro e observar a forma de agir para conseguir o que deseja. Muitas vezes nem percebemos que estamos infelizes em nossos trabalhos. Uma reflexão nesse sentido é sempre bem-vinda'', completa a psicóloga Priscila Villa, da Labor Trabalho Temporário.
Para conseguir uma nova vaga, as duas concordam sobre a importância de estarmos sempre nos reciclando e buscando outras capacidades. ''Precisamos nos atualizar para depois procurar uma vaga, pois assim as chances serão maiores'', afirma Tânia.
''Os profissionais devem buscar cursos de aprimoramento em suas áreas de atuação e também de línguas estrangeiras. Mudar de ramo acho adequado apenas para aqueles que estiverem insatisfeitos com suas profissões ou que já tenham habilidade na área que pretendem seguir'', aconselha Priscila.
Empresas de call center, indústria química, engenharia de processos e recursos humanos são as áreas onde as chances de conseguir uma vaga são maiores.
''E há também as funções operacionais, que são mais rapidamente preenchidas porque não exigem tanta qualificação. Quanto mais alto o cargo, mais difícil uma vaga devido às especificidades e ao custo do profissional'', comenta Priscila.
A crise não afetou apenas a oferta de vagas, ela também alterou a maneira de agir durante a entrevista. ''As empresas buscam funcionários cada vez mais qualificados, com cursos realizados na área de atuação, reciclados em conhecimento. Ter capacidade de se adequar às mais diferentes situações e saber trabalhar em equipe também contam pontos a favor'', garante Tânia.
''Os candidatos devem se lembrar de fazer currículos de no máximo duas folhas, sem capa e com informações objetivas e resumidas. Por fim, apresentar-se de forma adequada, desligar o celular, ser sincero e procurar ressaltar os resultados que conseguiu nos últimos empregos. Olhar nos olhos do entrevistador e procurar ficar calmo, positivo e confiante'', finaliza Priscila.

mockup