A área de marketing e propaganda é promissora e já se tornou imprescindível às empresas de pequeno, médio e grande porte. Para comemorar o dia dos profissionais que atuam nesse setor - celebrado dia 8 de maio -, a Universidade Norte do Paraná (Unopar), com o apoio ®MDBO¯®MDNM¯da FOLHA, promove a Semana do Profissional de Marketing e Propaganda. O objetivo é evidenciar as perspectivas atuais e futuras da profissão.
O evento termina hoje com um fórum de debates que vai proporcionar troca de experiências e de conhecimentos entre egressos e profissionais da área.
Dentre os palestrantes que se apresentaram encontra-se Alexandre Caraccio, especialista em Marketing e MBA Executivo Internacional, que discute nesta entrevista os desafios do setor e aponta passos para construir uma carreira de sucesso.
Diante da concorrência, como se destacar?
A concorrência é um grande desafio. Hoje o nível de escolaridade tem aumentado e as pessoas estão cada vez mais preparadas. Existe no mercado uma grande concorrência de mão de obra qualificada e o profissional deve se manter atualizado. Cursos de pós-graduação e MBA deixaram de ser diferencial nos grandes centros. Uma outra coisa é o fato de as empresas estarem cada vez mais enxutas, o que sobrecarrega o profissional. As pessoas precisam ter uma relação diferente com a empresa, vendendo seu conhecimento.
E como o profissional pode vender seu conhecimento?
Não esperando que a empresa cuide da carreira dele. A pessoa é um produto e precisa se visualizar enquanto tal. É importante sempre se questionar sobre quais são as minhas forças e fraquezas e qual o meu diferencial competitivo no mercado. O profissional também deve se perguntar: Qual o meu plano de curto, médio e longo prazo? Quando você sai da faculdade, muitas vezes não sabe o que realmente quer a longo prazo.
Quais os passos para construir uma carreira de sucesso?
É necessário buscar o autoconhecimento, saber o que gosta ou não de fazer. A gente rende muito mais quando está fazendo o que gosta. Além de buscar o autoconhecimento, o profissional não pode se violentar trabalhando em uma área que não lhe agrada. Ele deve procurar características e habilidades e trabalhar em empresas que tenham a mesma cultura e valores.
O que as empresas de ponta fazem para se manterem líderes no mercado?
Varia muito de caso a caso. De uma maneira geral, acho que essas companhias têm um foco muito grande no cliente e em entregar produtos com uma qualidade superior. As empresas têm a consciência da importância de construir e zelar por uma marca, que é um dos ativos mais importantes. Normalmente elas buscam reter talentos e se preocupam em ter os melhores recursos possíveis. Essas empresas são muito focadas nos resultados.
Quais as principais estratégias de marketing aplicadas nas empresas de ponta?
Principalmente as de consumo têm o foco crescente na experiência em compra. As companhias investem cada vez mais nessa área e no ponto de venda. É difícil fidelizar cliente com a concorrência cada vez maior e com a grande quantidade de marcas de qualidade no mercado. Esse investimento no ponto de venda tem sido alvo nas empresas. Além disso, existe uma pressão cada vez maior.
Na sua opinião, o que diferencia um bom profissional de marketing?
O marketing é uma área extremamente ampla e até ingrata, pois todo mundo acha que entende. Dentro dela você pode trabalhar, por exemplo, com a parte de comunicação, de construção de marca, de gerenciamento e desenvolvimento de produto, comércio eletrônico e marketing de relacionamento. É importante o profissional ter uma boa bagagem teórica para conseguir transitar nesse marketing diversificado. Para quem está saindo da faculdade, acho que é muito importante ter uma bagagem acadêmica sólida. Para tanto, é preciso aproveitar tudo o que a faculdade pode oferecer e juntar isso com as suas habilidades pessoais. É importante ser uma pessoa questionadora e voltada para desafios.

mockup