A pandemia do novo coronavírus mudou a vida de pessoas no mundo todo, sendo especialmente mais dura para a rotina de idosos, faixa-etária em que a manifestação do novo vírus costuma ser mais grave e o risco de morte é grande.

Desde de que a Covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus, chegou oficialmente ao Brasil, em março, a população que faz parte do grupo de risco – pessoas com idade acima de 60 anos e portadores de doenças, como diabetes - foi colocada em isolamento domiciliar. Uma rotina especialmente dolorosa para avós e netos.

No último domingo (26), o Dia dos Avós não teve abraço apertado entre as personagens que constroem a relação afetiva mais perfeita do mundo: avós e netos. Carinho, brincadeiras, bolo de chocolate, colo e ensinamentos que passam de geração para geração estão especialmente prejudicados em 2020.

Não é só a escola na forma presencial que faz falta para as crianças e adolescentes. A relação com os membros mais velhos da família também deixará um hiato para ser preenchido somente quando a vacina contra a Covid-19 for descoberta.

Se por um lado os jovens recorrem à tecnologia para diminuir o isolamento social, muitos idosos têm dificuldades para lidar com as ferramentas que poderiam aproximá-los dos parentes e amigos. Quem não tem habilidade para usar computador ou smartphones acaba vítima de solidão.

A constatação de que a doença é mais grave para os idosos e o isolamento social são fatores de estresse para quem passou dos 60 anos. Por isso, a sociedade precisa ficar atenta à saúde mental dos idosos nesses tempos de pandemia. Para eles, o desafio de vencer o coronavírus é também o desafio de vencer a saudade.

Nesse sentido, é preciso que os filhos e netos não descuidem dos seus pais e avós. Incentivá-los a se manterem ativos, mesmo dentro de um apartamento, e se fazendo presente na vida deles, seja por meio de uma videoconferência, seja por meio do velho e bom telefone fixo. O importante é não deixar que a quarentena seja sinônimo de solidão.

A FOLHA deseja saúde a todos os seus leitores!