A prefeitura lançou na última sexta-feira (15) edital de licitação para as obras da Cidade Industrial de Londrina. Um sonho antigo na cidade que começa a sair do papel. A intenção é preencher com empreendimentos os 90 lotes que serão entregues com infraestrutura completa em uma área de 110 hectares no final da avenida Saul Elkind, sentido Cambé, na zona norte da cidade.

As obras que devem começar ainda no primeiro semestre deste ano vão incluir a pavimentação asfáltica de 82,5 mil metros quadrados, meio-fio e sarjetas, construção das redes de água e esgoto e de iluminação pública com luminárias de LED. Além disso, o espaço será fechado com muro, guarita 24 horas e instalações de apoio como lanchonete e espaço para descanso.

Como estratégia para atrair os empresários, todos os terrenos terão matrículas individualizadas e contarão com todas as liberações ambientais e governamentais requeridas pela legislação atual. Até o momento, 120 empresários já firmaram um protocolo de intenções com o município demonstrando a vontade de se instalar na Cidade Industrial de Londrina.

O importante anúncio em meio à pandemia do coronavírus surge como uma esperança de dias melhores para o futuro, com a retomada plena de todas as atividades econômicas, tão importantes para o desenvolvimento do País e, por conseguinte, para a qualidade de vida de seus cidadãos.

Nos últimos anos, Londrina perdeu competitividade em relação a outras cidades e viu uma debandada empreendimentos do setor industrial. Em 2012, o município concentrava 19,2% na indústria. Ao longo dos anos, esse índice caiu para 13%. Boa parte dos economistas acredita que a indústria é o ponto-chave para o desenvolvimento econômico. Sem ela, o PIB não deslancha.

Especialistas ouvidos pela FOLHA apontam que a indústria paga bons salários, abre espaço para profissionais de nível superior e técnico, retém talentos e irriga a economia local com a demanda de serviços de toda natureza, inclusive os mais especializados e mais bem remunerados.

Segundo lideranças do setor, a intenção não é tornar Londrina uma cidade industrial, mas fazer crescer a participação da indústria no PIB municipal, o que deixaria o orçamento mais robusto para fazer frente às despesas e investimentos tão necessários ao município.

É o primeiro passo de uma política pública que demandará muita atenção por parte das administrações nos próximos anos para que os frutos possam ser colhidos.

É um privilégio ter você como leitor!