São Paulo - Símbolo maior dos movimentos sociais que se opuseram ao regime militar nos anos 70 e 80, Luiz Inácio Lula da Silva é eleito presidente capitaneando uma trajetória eleitoral que, em 22 anos, foi de radical a moderada e o deixou maior que o partido que criou - ainda assim, o maior da esquerda brasileira. Sua liderança política, surgida nas greves operárias por reajustes salariais que comandou - ele chegou a ser preso por causa de sua atuação sindical -, transformou-o no ponto de convergência de sindicalistas, militantes católicos e intelectuais que com ele fundaram o PT.
''Vamos ter um metalúrgico presidente'', prometeu Lula, mais de uma vez, em comícios e reuniões, antecipando o resultado da eleição. Nascido no sertão de Pernambuco, de família muito pobre, agora com 57 anos, o petista fez uma carreira política pouco usual para os padrões brasileiros, sempre na oposição e desafiando preconceitos e forças tradicionais. Além da presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, no ABC paulista, e de ter sido presidente do PT em seus primeiros anos, só exerceu um cargo público: deputado na Assembléia Nacional Constituinte, para a qual foi eleito em 1986 com a maior votação do País.
Lula será o primeiro presidente brasileiro sem curso superior e chegará ao poder o mais orgânico dos partidos brasileiros. Tendo cerca de 860 mil filiados, o PT em 2002 obteve a sua maior votação para presidente, Senado, Câmara dos Deputados, governos estaduais e Assembléias Legislativas. Foi seu melhor resultado desde que nasceu oficialmente, em 10 de fevereiro de 1980, de uma idéia lançada por sindicalistas em 1979. O partido elegeu a maior bancada da Câmara, com 91 deputados em 513, ganhou mais 10 cadeiras no Senado - atualmente, são apenas 4 - e elegeu 147 deputados estaduais. Hoje, o PT tem 186 prefeitos (em 5.527 municípios) e 2.479 vereadores (entre 60.265).
''Lula é maior que o PT'', disse o cientista político Jairo Marconi Nicolau, do Instituto Universitário de Pesquisas do Estado de Rio de Janeiro. ''No primeiro turno, teve 46% dos votos, e o partido, 18%. Há um fenômeno novo no País, que é o lulismo''.

mockup