Rolândia Trabalhar com os conteúdos pedagógicos, na sala de aula, por meio de projetos tem dado bons resultados na aprendizagem das crianças na opinião de professoras da Escola Municipal Vitório Franklin, de Rolândia. E não são apenas os estudantes que saem ganhando. A professora da pré-escola Maria do Carmo Ferro Campiolo acaba de ser premiada no concurso Professor Nota 10, da Fundação Victor Civita (Editora Abril).
Maria do Carmo é uma das 12 professoras, em todo o Brasil, que tiveram seus trabalhos selecionados este ano. Ela enviou o projeto ''Construção da Noção de Espaço'', que desenvolve a noção espacial entre as crianças para a pré-escola matutina.
Nos quatro anos em que Maria do Carmo dá aulas para a educação infantil, foi a primeira vez que resolveu trabalhar com projetos. ''As crianças deram respostas mais rápidas. Elas aprendem brincando, sem perceber. É melhor do que da forma tradicional'', diz.
Para ensinar a noção de espaço, Maria do Carmo propôs que os alunos desenhassem sua primeira moradia a barriga da mãe; a família; a casa; o bairro. Trabalhou também noções do corpo. Ela utilizou músicas, brincadeiras e vários exercícios para envolver as 23 crianças da sala.
A professora conversou ainda com os pais dos alunos para que em casa eles usassem com os filhos as noções de direção. Para desenvolver o projeto, Maria do Carmo contou com sugestões e orientações de outros professores. O trabalho foi todo documentado por Maria do Carmo para ser enviado ao concurso.