Vence na terça-feira, dia 30 de janeiro, o 1° lote de carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2024, emitidos pela prefeitura de Londrina. O contribuinte deve ficar atento porque este ano a prefeitura dividiu a entrega e o pagamento em dois grupos. No 1° lote foram enviados 131.484 carnês com a data de vencimento no dia 30 de janeiro; para o 2° lote, ficaram 132.585 carnês que vencem no dia 15 de fevereiro. Caso o pagamento seja feito em cota única, os descontos variam de 10% a 15%.

Em entrevista à FOLHA, João Carlos Barbosa Perez, secretário municipal de Fazenda, explicou que, no total, foram lançados 264.064 carnês. Em relação aos valores, ele afirma que foram lançados R$ 517.483.564,42, sendo que, até o momento, já foram arrecadados R$ 75.342.377,87, o que representa 27,6% do montante previsto para o 1° lote.

Segundo Perez, a opção por fazer a divisão dos carnês em lotes foi tomada para não sobrecarregar os Correios. “Se nós colocássemos tudo no 1° lote nós não teríamos tempo hábil para distribuir os carnês”, explica.

No primeiro lote foram incluídos os contribuintes que costumam pagar à vista e antecipadamente. A identificação deles foi possível com o histórico de pagamentos que fica salvo nos arquivos da Secretaria Municipal da Fazenda.

No último sábado, quem tinha alguma pendência com a secretaria de Fazenda de Londrina pôde aproveitar para renegociar dívidas ou tirar todas as dúvidas sobre o IPTU. Apesar da necessidade de agendar um horário dentre as 250 vagas disponibilizadas, a população que foi até o saguão da prefeitura reclamou da demora de mais de uma hora para ser atendida.

O IPTU é cobrado de todos os proprietários de imóveis dentro do espaço da cidade, como um apartamento, casa, sala comercial, conforme a Constituição Federal prevê no artigo 156 e orienta um mínimo da arrecadação do imposto que deve ser investido em saúde e educação.

Em janeiro e fevereiro, os proprietários de imóveis devem ficar atentos para não perderem a data de pagamento, principalmente porque o desconto é importante para quem tem condições de pagar à vista. E o resto do ano, cabe acompanhar como o dinheiro retorna em forma de serviços para a população.

Obrigado por ler a FOLHA!