Prefeitura vai ampliar PAI para atender adultos
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 18 de setembro de 2002
Da Redação 
O Conselho Municipal de Saúde aprovou em reunião extraordinária, realizada anteontem à noite, o projeto da Secretaria da Saúde de Londrina que prevê a ampliação do pronto atendimento de adultos na cidade. A proposta prevê a ampliação do prédio do Pronto-Atendimento Infantil (PAI) para a transferência do serviço que hoje é realizado na unidade de saúde José Belinati (prédio ao lado).
A diretora-executiva da Secretaria da Saúde, Margarete Shimiti, explicou ontem que a mudança é fundamental para melhorar o atendimento de saúde em Londrina. Segundo ela um laudo apresentado pela Medicina no Trabalho e Vigilância Sanitária apontaram várias irregularidades na unidade de saúde José Belinati. Entre os principais problemas estão a falta de ventilação no local, muito ruído, iluminação deficiente e falta de estrutura para entrada e saída de ambulâncias. ''Aquele prédio não tem a mínima condição de continuar atendendo um fluxo com 250 consultas por dia e a estrutura do local não comporta as reformas solicitadas'', disse a diretora.
Ela disse ainda que a secretaria vai investir na reforma da unidade para transformá-la em um centro de atendimento odontológico para adultos. O novo pronto-atendimento não vai alterar os atendimentos realizados no PAI, pelo contrário. Vai otimizar serviços do laboratório de análise clínicas e radiologia, que já funcionam naquele local.
A área física do novo pronto-atendimento é de aproximadamente 600 metros quadrados e contará com duas salas de repouso, banheiros, 10 leitos para observação - contra quatro do José Belinati -, salas de emergência, drenagem, aplicação, inalação, pós-consulta, curativo, além de quatro consultórios e rampas de entrada e saída para ambulâncias.


