Gostaria de agradecer pelo conteúdo oferecido na Folha de Londrina, nos dias 1 e 2 de abril, anunciado como "Governo anuncia reajuste de 5,79% a servidores e novo piso dos professores". Estamos acompanhando esse drama há mais de 10 anos. A insatisfação dos professores em relação ao piso salarial tem sido o maior motivo de protestos e paralisações nesses últimos anos, por conta dos reajustes de baixos valores realizados pelos governos passados, ocasionando na total insatisfação dos professores, tanto que, no ano de 2015, professores paranaenses foram feridos gravemente em um confronto contra a Polícia Militar do Paraná, em Curitiba. A falta de investimento na educação tem sido o maior defeito do governo do Paraná até certo ponto. Não atendendo ao requisito ofertado pelo sindicato dos servidores públicos, o atual governador decidiu subir apenas 5,79% do aumento salarial, se contrapondo à expectativa dos servidores, que era de 42% para 2023. Estes 5,79% serão aumentados gradativamente, e, em abril deste ano, os salários dos servidores sequer começaram a aumentar. Vale destacar que o aumento de 42% que os servidores estão demandando apenas corrige a inflação, ao contrário do que muitas pessoas vêm dizendo em relação aos salários dos servidores públicos estaduais. Acredito que aumentando um pouco mais do que foi decidido seja a melhor forma de corrigir este problema, devido à atual situação do país em relação à economia.

Pedro Almeida de Souza (estudante do Instituto Federal do Paraná) Londrina

Ataque a escolas

Prezado prefeito,

Conforme vemos em muitas cidades, os ataques às escolas estão cada vez mais presentes em matérias de jornal e até mesmo em cidades vizinhas à nossa.

Desde 2011 o Brasil teve mais de 10 ataques à escolas e mais de 38 mortes. Podemos nos aproximar aos casos recentes e relembrar o ataque à creche de Blumenau na qual acabou com a vida de quatro crianças inocentes.

Tantas escolas são alvos de criminosos e bandidos sem ao menos ver a chance de uma mínima segurança.

Creio que o maior causador desses terríveis fatos é a falta de atenção nas escolas e principalmente pela falta de segurança; a prefeitura de Londrina poderia disponibilizar catracas para monitorar a entrada e saída de todos. Poderia também colocar ao menos um policial ou guarda municipal em todas as escolas, e porteiros realmente qualificados para o cargo.

Até quando nossas vidas estarão sem segurança, sem proteção?

Desde já agradeço a atenção.

Maria Eduarda da Silva Alves, aluna do 9º ano do Colégio Aplicação de Londrina.