PEC da Blindagem
Assim como os vampiros, nossos ilustres deputados agem na madrugada
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 22 de setembro de 2025
Assim como os vampiros, nossos ilustres deputados agem na madrugada
Estamos todos familiarizados com as inúmeras histórias de vampiros da cultura pop. Elas estão nos livros, nas músicas, no cinema, enfim.
Mas o ponto abordado aqui são as típicas histórias onde o protagonista humano, cético ao extremo, nega a existência das criaturas sugadoras de sangue até o ponto em que já é tarde demais para se tomar alguma atitude. A alegoria nos cai bem enquanto nação.
A percepção do coletivo sobre a situação que se coloca diante dos nossos narizes, com um congresso corrupto se blindando e empurrando por nossa goela abaixo uma anistia encomendada, é ineficaz. Foi deturpada por propaganda e fake news, por políticos atores e por influencers ligados ao crime organizado ou a jogos de azar.
Assim como os vampiros, nossos ilustres deputados agem na madrugada, sob a proteção das trevas, para continuarem a sugar nosso sangue trabalhador. Deixam de lado propostas benéficas para a população mais pobre, como a isenção do imposto de renda e redução da escala de trabalho, para votar na surdina suas indispensáveis mamatas e imunidades.
Estamos perdidos, pois, assim como na literatura vampiresca, no lugar em que os vampiros se instalam, a devastação chega, e chega forte. E quando o assunto é o Congresso, não há fé que nos salve. Já que ali, muitos vampiros levam a bíblia debaixo do braço.
L.R. Silva (escritor) Londrina
PEC do Retrocesso
Seremos um grande país quando, de fato, todos os poderes constituídos rezar a magna carta da Constituição brasileira, que diz explicitamente, no artigo 5º, que "todos são iguais perante a lei".
A votação da PEC da Blindagem, na Câmara Federal, foi uma afronta à própria Constituição, aprovada em 1988, neste mesmo Congresso Nacional.
Políticos brasileiros já colecionam direitos e regalias demais, perante qualquer cidadão comum. Querer brindá-los, mesmo que cometam crimes diversos, em distintas linhas criminosas, é algo abominável, perante uma nação e um povo que clama por igualdade, justiça e democracia.
Espero, eu, um mero cidadão, em meus direitos limitados, que esse projeto viciado em podridão de maus políticos, que seja derrubado no Senado da República; caso contrário, a nação brasileira estaria regredindo a história de lutas por uma política nacional menos corrupta.
Célio Borba (aposentado) Curitiba
***
Os artigos, cartas e comentários publicados não refletem, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina, que os reproduz em exercício da sua atividade jornalística e diante da liberdade de expressão e comunicação que lhes são inerentes.
COMO PARTICIPAR| Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação.| As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. | ENVIE PARA [email protected]





