O “Patrimônio Três Boccas” [1929] foi projetado nas terras da CTNP pela subsidiária CFSPP. Era estratégico.

Inicialmente, serviu para confirmar a Divisa de terras, transferidas da Concessão Beltrão para a CTNP, em 1927. Em segundo, ficava próximo à ferrovia e estrada de autos projetada. Em terceiro, próximo a nascentes e córregos. Em quarto, Hotel e Escritório ali instalados, lado a lado, ficavam perto da área de início de colonização. Em quinto, a reta plana da Estação Três Boccas facilitava o desembarque de imigrantes com bagagem, próximo a seus lotes. Em sexto, servia como propaganda. O platô permitia vista panorâmica do vale. Possibilitava aos compradores visualizar o potencial de “terras fertilíssimas, clima salubérrimo, água excelente e abundante, coberta de matta virgem”. Por último, preservava a área do futuro patrimônio, no “Alto”, hum quilometro e meio adiante.

Na Planta Geral da CFSPP (1928-32) existe uma área isolada, de contornos irregulares, no limite superior da prancha. Afastada da ferrovia e da Divisa, trazia a inscrição C.T.N.P. Foi denominada depois ‘’Área das Três Cachoeiras”. Ficava no ribeirão Cambé. No art. 9 da concessão CFSPP (1928) constava a obrigatoriedade de indicação, na Planta Geral, “das terras férteis, pedregosas, rios e lacrimaes” no mínimo a oitenta metros de cada lado”.

A Divisa de Terras era uma linha reta NS. Nascia a Norte no ribeirão Abóboras, afluente do Tibagi. A Sul, após atravessar a linha férrea e a estrada de autos, fazia uma curva. Logo seguia o ribeirão da “Limoeira”. Na continuidade do limite Oeste do Patrimônio Três Boccas, do outro lado da ferrovia, foi projetada uma estrada. Ficava no espigão dos ribeirões da Limoeira e Cambé. Lotes foram parcelados nos dois lados da estrada. Iam do espigão ao fundo de vale. Obedeciam ao Decreto de Colonização (1907). Esse sistema era prático. Exigia menos domínio técnico.

A dois quilômetros dali foi planejada a Seção Número 1 (Dai Ikku) de imigrantes japoneses, primeiros compradores de terras. Logo depois, a Seção Número 2 (Dai Niku) (Yamaki 2008). As Seções de imigrantes davam estabilidade. Serviriam de limite, barreira para o crescimento desordenado das cidades.

O Patrimônio Três Boccas e a Área das Três Cachoeiras formavam um conjunto estratégico. Foi implantada ali, posteriormente, a usina do Cambezinho.

Fato pouco divulgado. A pista do Aeroporto foi implantada sobre a pioneira Seção Dai Ikku, na década de 1940. É visível na aerofoto de 1949. Em diagonal, ocupava doze lotes rurais contíguos. Era um período de nacionalismo e pós-guerra. Desestruturou a comunidade.

Resgatar o Patrimônio Três Boccas é reconhecer a Divisa de Terras, as nascentes existentes, a estrada da Limoeira, a seção Número 1 e 2, além da Área das Três Cachoeiras (atual Parque Arthur Thomas). Paisagem pioneira.

Humberto Yamaki, arquiteto