O empresário paranaense chega ao fim de 2019 otimista e apostando na recuperação da economia do País em 2020. É o que apontou a 24ª edição da Sondagem Industrial, realizada pelo Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) entre 28 de outubro e 27 de novembro.

Segundo o estudo, 79% dos empresários estão otimistas ou muito otimistas em relação ao desempenho de suas empresas no próximo ano. O resultado ficou praticamente estável em relação ao ano passado, quando 81% dos consultados tinham uma percepção positiva com relação a 2019. A amostra coletada representa 50,8 mil estabelecimentos industriais de todos os portes (micro, pequena, média e grande) e de 37 segmentos, que geram 765 mil empregos no Estado.

O aumento das vendas e a melhoria da conjuntura econômica são os principais fatores apontados por empresários que justificam esse otimismo. Transformando o otimismo em ações, mais de 82% dos empresários pretendem realizar investimentos. O percentual de empresários que pretendem investir em 2020 é quase 20% maior que o percentual de empresas que realizaram investimentos em 2019. As prioridades serão em aumento de capacidade produtiva e em máquinas e equipamentos. Mais da metade dos entrevistados (52%) responderam que a principal estratégia de crescimento em 2020 será o desenvolvimento de novos negócios.

Nos últimos anos, não apenas a crise econômica, mas também a política empurrou para baixo o ânimo e o otimismo dos brasileiros, sejam empresários ou trabalhadores nos diversos setores. Embora as projeções continuem apontando para um crescimento mais tímido do que audacioso, as turbulências parecem que realmente chegaram ao fim.

E tão importante quanto o otimismo do grande e médio empresário é medir o ânimo do cidadão assalariado e dos microempreendedores. O otimismo leva a atitudes que melhoram o desempenho profissional e comportamentos que melhoram a produtividade e a satisfação em realizar um bom trabalho.

Londrina, que completou 85 anos nessa terça-feira (10), vive um momento de otimismo e positividade. Depois de muito tempo, a cidade recebeu uma iluminação natalina que está levando muita gente para as ruas, ocupando espaços como as praças centrais e os pontos de comércio na área central.

Além do clima natalino, a grande quantidade de obras sendo realizadas nas diversas regiões e mais um pacote anunciado nesta terça-feira pelo prefeito Marcelo Belinati contribuem para elevar a autoestima do londrinense. É um círculo: melhorando a infraestrutura, melhora os negócios e também a qualidade de vida do cidadão.

Obrigado por acompanhar a FOLHA!