Os que têm medo de Marina Silva
A senadora pelo PT do Acre e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, emerge de um temporário anonimato e passa a incomodar o Partido dos Trabalhadores, porque o Partido Verde quer levá-la para suas fileiras e lançá-la candidata à Presidência da República. Este inesperado fato novo causou reboliço e mexeu com partidos e com os potenciais candidatos Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Ciro Gomes (PSB) e Heloisa Helena (PSOL).
As lideranças o PT estão tentando demover Marina da ideia de aceitar o convite. Desprestigiada por Lula quando estava no Ministério, agora ela ganha relevância repentina no cenário eleitoral. Marina ainda nem respondeu ao convite do PV e nem disse palavra sobre a ideia de ser candidata, mas a verdade é que já fez um estrago na candidatura de Dilma e está tirando o sono do presidente Lula. Porque recente pesquisa, devidamente tabulada, mostrou vantagem de Marina sobre Dilma em algumas circuntâncias.
Nesse levantamento, feito pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas, Marina supera Dilma se ocorrer a desistência da candidata potencial Heloisa Helena (que se afasta se Marina entrar e passa a apoiá-la); e se Ciro desistir, Marina passa à frente de Dilma. Caso venha mesmo a progredir a candidatura da senadora acreana, a petista Dilma teria de abandonar o discurso de única candidata mulher e ter de aceitar uma divisão de votos da ala feminina (embora sabendo-se que nem toda a mulher vota em mulher). José Serra já quer Marina para sua vice na chapa e Ciro Gomes acha que pode levar vantagem com a possível candidatura da ex-seringalista. Todas são ainda conjecturas, mas o vendaval já faz devastação. Parlamentares petistas, sabidamente descontentes com a ministra-chefe da Casa Civil pelos seus arroubos e grosserias com eles - fatos notórios e divulgados à exaustão - têm pedido a Marina que fique no PT, mas declaram que em qualquer circunstância a amizade com ela não cessará, e a tratam com carinho e respeito, não muito comuns entre políticos que se tornam adversários.
Em círculos mais restritos fala-se de similaridades entre Marina Silva e o que foi a trajetória política de Barack Obama, que chegou ao topo da escalada política nos EUA. Ele negro, ela mulher; ele desfrutando de um halo de simpatia popular; ela em idêntica posição diante dos brasileiros, pela sua correta conduta como parlamentar e como ministra, tendo passado por essas funções sem mácula. Não será surpresa se uma grande reviravolta política acontecer no Brasil, pela presença no cenário eleitoral dessa franzina mas corajosa mulher.





