Iniciamos hoje (7) a Semana Internacional de Networking. É comum escutarmos histórias de empreendedores que fecharam grandes negócios porque possuíam um contato quente dentro de uma empresa específica. Ou então ouvirmos casos de empresários que começaram do zero e tiraram a sorte grande ao serem apresentados a um investidor anjo.

Imagem ilustrativa da imagem Os cinco melhores comportamentos de um excelente networker
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Se pararmos um instante para pensar nos profissionais ao nosso redor vamos nos lembrara de alguém que se enquadra nesses roteiros. Mas como essas histórias são possíveis? A verdade é que não há mistérios aí. São as conexões que possibilitam casos de sucesso como estes. É o tal do networking, expressão a cada dia mais difundida.

Nas palavras do pai do Networking Moderno, Ivan Misner, networking é “o processo de desenvolvimento e ativação de relacionamentos para auxiliar o crescimento de negócios, aumentar conhecimentos e expandir influências”. A ideia base é cultivar relacionamentos genuínos e duradouros, dedicando energia e tempo para que se desenvolvam e deem frutos.

Agora, se temos como certo que as conexões são fundamentais no mundo dos negócios, por que há tantos profissionais que não investem seu tempo trabalhando no desenvolvimento da sua própria rede de contatos?

Muitas vezes acabamos tão envolvidos na operação de nossos negócios que não nos sobra o tempo para estarmos à frente, liderando a equipe e construindo conexões. Ter uma rede de contatos quente não é simples. Necessita dedicação, uma vez que estamos falando em trabalhar relacionamentos sólidos com outros profissionais.

É preciso manter a rede de contatos sempre aquecida para utilizá-la quando necessário. E, para isso, podemos replicar no dia a dia os cinco comportamentos de um excelente networker apresentados pelo próprio Ivan Misner:

O primeiro é ser um bom ouvinte. Temos dois ouvidos e uma boca e devemos utilizá-los de maneira proporcional. É fundamental sabermos ouvir as pessoas ao nosso redor e perceber quais são as suas “dores”. Se um amigo seu está buscando um novo contador, e por acaso você conhece um fantástico profissional deste segmento, por que não os apresentar? Quando temos o cuidado de fazer isso pelas pessoas, também farão o mesmo por nós. E assim conseguimos referenciadores do nosso negócio.

Ter uma atitude positiva é essencial. Positivo atrai positivo. E negativo atrai negativo. Não há espaço para negativismo no mundo empresarial. E isso vale para tudo, não apenas no que diz respeito à sua postura como profissional. Se você precisa passar um orçamento de valor expressivo ou dar uma notícia difícil a um cliente, pode comunicar isso de forma positiva, mostrando opções e auxiliando o cliente na solução dos impasses.

Colaborar sempre é uma premissa. As pessoas querem fazer negócios com indivíduos que têm atitudes colaborativas. Quando colaboramos com o próximo, construímos confiança e fortalecemos laços. Pessoas que estão envolvidas apenas em seus próprios interesses rapidamente são esquecidas e rotuladas como “caçadoras de negócios”.

Ser sincero e autêntico é fundamental. Aqueles que desenvolveram com sucesso as habilidades de networking tendem a ser mais sinceros, porque são autênticos àquilo que vivem. Uma pessoa pode seguir toda a “etiqueta do bom networking”, mas se não emanar autenticidade, de nada adiantará. No mundo dos negócios não há espaços para fingimentos.

Fazer acompanhamento é o “pulo do gato” e onde muitas vezes falhamos. O segredo do sucesso é acompanhar as oportunidades geradas a partir dessas conexões. Se recebe uma indicação de negócio vinda de um parceiro, é preciso acompanhar de perto cada etapa. Desde a entrega do orçamento ao desenvolvimento do negócio, passando pelo pós-venda. E enviar feedbacks para a pessoa que o ajudou. Assim mostrará o valor que você dá à oportunidade que lhe foi concedida.

Parece muita coisa? Lembre-se do case de sucesso que veio à sua mente quando pensou num profissional conhecido que chegou mais longe por meio de suas conexões. Trabalhar a sua rede de contatos pode requerer investimento de energia e tempo, mas o resultado vem na forma de negócios fechados e prosperidade. Qual profissional de excelência não tem tempo para chegar mais longe?

Fernanda Figueredo é advogada e Diretora Executiva do BNI Norte do Paraná