"É o terreno que se adequa à calçada, não o inverso". Essa frase sintetiza todo o texto do artigo "A municipalização das calçadas", publicado no Espaço Aberto de 22/11/2023, do advogado Eduardo Tozzini. Penso sempre nessa questão quando passo nas absurdas calçadas de muitas ruas de Londrina. Até em ruas sem declive tem essa aberração. É necessário mostrar a cartilha de calçadas disponível no site da prefeitura a todos os engenheiros, arquitetos e construtores, pois acho que a faculdade não os instruiu direito.

Domingos Sávio Pereira (aposentado) Londrina

Meio termo

Os tempos atuais levaram o ser humano a um extremismo exacerbado, onde todos querem impor seus pontos de vista a qualquer custo. Assim é o feminismo ou o machismo, esquecendo do companheirismo; capitalismo ou socialismo, somente por último o humanismo; paganismo ou fanatismo; poucos preferem o cristianismo. A tendência é que tudo continue nos extremismo, pois com as redes sociais surgiram doutores de fundo de quintal, profetas da última hora e toda forma de ganhar like, o tradicional agora ganha atualizações conforme a cabeça ou falta de quem resolve criar teses e se acharem dignos de prêmio Nobel de futilidades, de vergonha alheia, afinal os 15 minutos de fama são poucos. As pessoas precisam pisar no freio da vida antes de chegar na curva derradeira, aquela que não tem retorno. Os extremismos são maléficos e apenas dividem os dois lados fanáticos. Alguém disse um dia " Coragem, eu venci o mundo ", e com certeza foi sem extremismo.

Manoel José Rodrigues (assistente administrativo) Alvorada do Sul

***

Os artigos, cartas e comentários publicados não refletem, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina, que os reproduz em exercício da sua atividade jornalística e diante da liberdade de expressão e comunicação que lhes são inerentes.

COMO PARTICIPAR| Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação.| As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. | ENVIE PARA [email protected]