Salário mínimo e ovo frito para o povão

O Brasil deixado em 2020 tem dois tipo de povo, os servidores públicos e o resto, a cada R$ 100,00 reais que você gasta (água, luz, alimentação, transporte, educação) o governo tira 37% ou R$37,00 reais em impostos (IPTU, INSS, IRPF,IPVA, ISS e outros 65 impostos) fora os 10% das igrejas, como bom cordeiro somos doutrinados a não reclamar se não a polícia vai te pegar, e com isso caminha a humanidade. Hoje todo o dinheiro arrecadado de imposto vai para pagar altos salários para servidores e altas aposentadorias que nunca contribuíram para tanto, todas as informações sobre salários de servidores públicos está nos portais de transparência, as Câmaras Municipais de Londrina e Maringá é uma das provas da sua imponência (verdadeiros marajás), todos os vereadores que teriam que corrigir isso são coniventes, e com isso o povão vai de salário mínimo, ônibus lotado, ovo frito e agora essa tal Covid-19. Muda Brasil, esse ano tem eleições, escolham os melhores.

Osmar carvalho (contador)

***

Estatísticas e reações controversas sobre a Covid-19

Quando acompanhávamos pela mídia as mortes e proliferação do vírus e o drama nos grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e outros, nosso stress e precauções eram grandes, influenciados pelo repercussão das notícias. Enquanto que em nossa região a situação se apresentava sob controle, devido a precaução e pequena circulação do vírus. Agora que o vírus começa a circular com mais intensidade em nossa região, evidentemente pela prevenção e não possuirmos grandes centros, o vírus demorou mais a se proliferar. Justamente quando precisávamos intensificar a prevenção, somos influenciados pelas notícias de afrouxamento nas grandes cidades, devido a queda da contaminação e mortes. É preciso alertar a população para se concentrar em suas localidades e não em notícias promissoras divulgadas pela mídia (de outros estados). O Brasil tem dimensão continental. Quando o ministro Mandeta, lá no início alertou que não poderíamos tomar decisões para todo território nacional e que cada cidade ou estado deveria tomar suas providências, poucos deram atenção. Estamos esgotados de quarentenas. Quando talvez em algum momento, não precisássemos de tanto isolamento, o fizemos. E agora no momento crucial em nossa região, de maior circulação do vírus, estamos afrouxando. Fica a lição. Não somente para as autoridades públicas, mas também para a população e entidades que muito influenciaram nessas decisões.

José Cezar Vidotti (economista) Londrina

MEMÓRIA

23 DE SETEMBRO DE 2015

Queda de meteoro intriga moradores de Palotina

Em Palotina, moradores ainda tentavam descobrir o que teria cruzado o céu da cidade na noite da última terça-feira, pouco antes das 20 horas. Muitos registraram uma bola de fogo luminosa que desapareceu em segundos, causando um forte tremor na região. Depois de analisar alguns vídeos publicados na internet, o astrônomo londrinense Miguel Fernando Moreno, presidente do Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina, afirmou se tratar de um meteoro. "Tudo leva a crer que é (meteoro). Acredito que esse objeto seja fragmento de algum asteroide, pedaço de cometa", explicou o astrônomo. Segundo ele, o objeto teria, mais ou menos, o tamanho de uma caixa de sapatos. Analisando as imagens, o astrônomo diz acreditar que o objeto não chegou a cair no solo. "Em geral, quando há a queda de meteoro, é possível acompanhar até bem próximo ao horizonte", explicou Moreno. Neste caso, o barulho e o tremor relatados pelos moradores estariam relacionados à desintegração do meteoro na atmosfera.