Acompanho sempre a coluna do leitor da Folha, assim como outras publicações. Como, por exemplo, as de Domingos Pellegrini aos domingos. Sempre sensacionais e realistas. Como a de domingo passado (27/09) onde ressalta de forma otimista as melhorias que estão ocorrendo na humanidade. E complemento que mudanças não ocorrem do dia para noite. Demoram porque o status quo luta para manter as condições como estão. Ninguém acha que a corrupção será resolvida no Brasil como passe de mágica. É um processo lento. Mas estamos enxergando evolução. De outro, lado vemos pessoas (eu junto), que só contestam, mas não apresentam soluções. O que é muito fácil. Precisamos arregaçar as mangas, tomar atitudes e enxergar o mundo com mais otimismo. As próximas eleições serão um grande momento. E depois acompanhar o cumprimento das promessas.

José Cezar Vidotti (economista) Londrina

Representantes ocultos

O Congresso Nacional, bem com os políticos, em geral, tem por dever precípuo lutar com todas as forças na defesa dos interesses da sociedade como um todo. Para isso foram eleitos como legítimos representantes do povo via sufrágio universal. Na prática, entretanto, não é o que ocorre. Prova disso é o intenso sofrimento dos assegurados do INSS, atingidos pela pandemia em seus mais sagrados direitos ante o desdém de peritos credenciados pela instituição que deixaram de atendê-los . Os representantes do povo em pleno exercício dos mandatos, incumbidos da respectiva representação, enclausuradas em seus luxuosos gabinetes e compromissados com as mais variadas e extravagantes benesses que lhe são atribuídas sob os mais disparatados títulos, tanto que, segundo a União Interparlamentar, está em segundo lugar como o mais caro do mundo, custando cada membro 47 milhões por ano (Jornal Folha de Londrina , de 23-09-2020, p. 05,, Caderno Política), tornam-se alheios e ignoram à dinâmica da realidade brasileira sobre o assunto. Esses fatos, a toda evidência, não são frutos de ilações, suposições ou coisas que o valham, pois encontram ressonância diariamente na mídia por todos os quadrantes do país. O Parlamento , num grandioso número de 594, parece nem existir para tomar partido em favor do povo , ficando genuinamente ocultos.

Antonio Francisco da Silva (advogado) Ibiporã

Nota da Redação

Sobre o ranking dos dez municípios do Norte Pioneiro mais bem avaliados nos anos iniciais do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), publicado na capa da edição desta quarta-feira (30), a FOLHA acrescenta que São Sebastião da Amoreira, com nota 6.8, divide a 10ª colocação com Salto do Itararé, que obteve a mesma nota na avaliação.

Esclarecimento

No ofício do MP (Ministério Público) direcionado à secretaria municipal de Educação, referente à reconsideração sobre os atendimentos individualizados aos alunos (Educação retomará atendimentos individualizados nas escolas de Londrina, 30/09/2020), a promotoria se posicionou favorável somente ao nível três do plano, ou seja, para crianças "que se encontram com validação da frequência comprometida ao longo do período de pandemia, com risco de evasão escolar". Além disso, a promotoria aponta que isso só deve acontecer com a adoção de várias medidas sanitárias e do referendo dado pela secretaria municipal de Saúde a cada um dos planos por escola e aprovação do Coesp.

***

MEMÓRIA

01 DE OUTUBRO DE 2012

Jaguatirica adulta é resgatada em Londrina

A Polícia Ambiental resgatou uma jaguatirica nesta segunda-feira em uma propriedade do distrito da colônia Coroados, em Londrina. O animal havia sido capturado por um proprietário rural que havia desconfiado do sumiço de frangos em seu sítio. O proprietário acionou a Polícia Ambiental, que encaminhou o animal para análise de um veterinário. Em seguida, ele deve ser solto em uma área de proteção ambiental permanente, na região de Telêmaco Borba. O felino, em idade adulta, mede cerca de 40 centímetros de altura e 70 centímetros de comprimento.