OPINIÃO DO LEITOR: O ano de ascensão das PMEs no Brasil
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 09 de fevereiro de 2023
Paulo Castro
Não é novidade que o empreendedorismo tem ganhado cada vez mais espaço dentro da economia brasileira. Isso acontece porque muitos cidadãos passaram a apostar nesse modelo de negócios para ganhar flexibilidade e gerar mais renda que um emprego CLT.
Dados do Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs), importante parâmetro avaliativo da economia, apontam que o desenvolvimento das pequenas e médias empresas entre os meses de janeiro e agosto de 2022, obteve um crescimento de aproximadamente 3,3% de desempenho, se comparado ao mesmo período de 2021.
Em outras palavras, nota-se que, apesar dos diversos desafios enfrentados diariamente pelos microempreendedores, muitos ainda têm obtido sucesso dentro da sua área de atuação, como no setor de e-commerce, varejo e até em delivery, que vem ganhando espaço desde o período da pandemia.
Para aqueles que desejam ingressar no universo do empreendedorismo, ficam algumas dicas: o segmento está cheio de altos e baixos dependendo do tipo de negócio, da economia local, da movimentação do seu mercado de atuação e, claro, do planejamento estratégico montado por cada uma das microempresas.
Por isso, vale manter-se atualizado sobre as novidades e inovações do mercado, procurar oferecer produtos e serviços de qualidade e, por fim, contar com o apoio de plataformas tecnológicas que ajudam a otimizar o seu trabalho.
Finalizo ressaltando que as oportunidades dentro do mundo empreendedor não param de surgir, seja com os serviços por assinatura, de delivery e até diversos tipos de telesserviços. A tendência é que o segmento continue a prosperar ainda mais em 2023.
Paulo Castro é CEO e co-founder do Contbank,
Os artigos, cartas e comentários publicados não refletem, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina, que os reproduz em exercício da sua atividade jornalística e diante da liberdade de expressão e comunicação que lhes são inerentes.
COMO PARTICIPAR| Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação.| As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. | ENVIE PARA [email protected]

