Muito oportuna a reportagem sobre envelhecimento, na Folha de Londrina desta segunda 10/07/2023, principalmente num momento em que ocorre um aumento da expectativa de vida da população mundial, mostrando as dificuldades por que passam as pessoas à medida que avançam em idade. Acrescento apenas que essas pessoas deveriam ser melhor aproveitadas pela sociedade. Quanta experiência, conhecimento, sabedoria, entre outros atributos, existem nas faixas etárias mais avançadas, que não são aproveitadas por empresas, entidades, associações, etc..

LEIA MAIS

Racismo impacta envelhecimento dos negros no Brasil

Com população menor que a estimada, país vai precisar de imigrantes

A pessoa idosa sofre preconceitos que a coloca apenas como um passivo da sociedade, quando em muitos casos poderiam ser um ativo muito valioso. Olhem a idade de nossos governantes, a maioria com mais de 60 anos e muitos grandes empresários que também ultrapassam essa faixa.

Nada contra quem quer usufruir de seu merecido descanso ou também não possuam condições de saúde para continuar suas atividades, mas é preciso olhar com mais atenção para aquelas pessoas que ainda podem e querem contribuir, por necessidade ou apenas por desejo de continuar na ativa.

Chamo a atenção de empresários e recrutadores para as faixas etárias mais avançadas, tenho certeza que terão belas e promissoras surpresas. Precisamos evoluir. Novos tempos demandam novos olhares.

José Cezar Vidotti (Economista) Londrina.