Opinião do Leitor: Dados sobre covid em Londrina
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 03 de novembro de 2023
Adriana de Cunto
Lendo a reportagem publicada em 22 de outubro de 2023 sobre o assunto em título, causou-me estranheza os quantitativos indicados. É declarado, no corpo da reportagem, que, em agosto de 2023 foram registrados 75 casos de covid na cidade de Londrina, em setembro, 635 casos e que nos meses de junho e julho houve uma média de 140 casos. Faço um acompanhamento estes índices desde 20/03/2020 através dos Boletins Epidemiológicos de Londrina, da SESA/PR e do Ministério da Saúde.
Como a Secretaria de Saúde de Londrina suspendeu a publicação do Boletim Epidemiológico do Município desde 05/05/23, os dados referentes à cidade são coletados no Boletim da SESA/PR, à página 32, onde são listadas todas as cidades do Estado com os índices que lhes foram encaminhados. Por estes índices, Londrina teve registrados, em agosto, 262 casos de covid, em setembro 430 casos e a média de junho e julho foi de 167 casos.
Vale lembrar que, em todos os Boletins constam casos ocorridos desde 2020 mas que somente agora tiveram sua comprovação como sendo causados por covid. Percebe-se, assim, que a diferença entre os meses de agosto e setembro de 2023 não foi de 560 casos, mas apenas de 168 casos registrados. Este índice encontra-se dentro de um parâmetro de outras cidades do mesmo porte de Londrina, neste momento em que já vivenciamos uma endemia e não mais uma epidemia.
Nina Cardoso (psicóloga) Londrina
Nota da Redação: O número de casos confirmados de Covid-19 que consta na reportagem foi reportada pela Secretaria Municipal de Saúde, que faz o levantamento seguindo protocolo técnico.
Os artigos, cartas e comentários publicados não refletem, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina, que os reproduz em exercício da sua atividade jornalística e diante da liberdade de expressão e comunicação que lhes são inerentes.
COMO PARTICIPAR| Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação.| As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. | ENVIE PARA [email protected]