OPINIÃO DO LEITOR: Contradições
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 28 de novembro de 2023
Jose Cezar Vidotti
Temos assistido a constantes embates entre STF, Congresso e Executivo que deixam qualquer cidadão comum, sem conhecimento técnico profundo, de cabelo arrepiado ou no mínimo perdido. Ministros do STF ligando para senadores a fim de interferirem em matérias que estão sendo votadas, que podem afetar pouca coisa o funcionamento do STF com as quais até concordam, mas alegando que a forma como está sendo votada e o momento poderiam ensejar outros desdobramentos futuros em outras matérias.
Ora, isso não é político? Quem elabora leis nesse país é o Congresso e ponto final. Como disse muito bem Rodrigo Pacheco, leis precisam ser revistas e modernizadas. E mais, nossa Constituição é de 1988. Como disse Ulisses Guimarães, quando foi promulgada. Não era a Constituição ideal, mas era o início. E o mundo e o Brasil mudaram muito nesse período. Portanto é evidente que a Constituição precisa de correções.
Claro que o Congresso precisa ser mais rápido e pensar na população e menos em acertos que beneficiem seus partidos. E lembrar que a Câmara e o Senado são casas do povo. Não priorizar votações para demonstrar força para outros poderes ou ainda interesses políticos pessoais.
E o Executivo nem se fala. Mais preocupado com os acontecimentos mundo a fora do que com os problemas internos, que não são poucos, com intenções bastante duvidosas ou no mínimo mal esclarecidos e com resultados pífios, que nada tem acrescentado ao país, a não ser mais discórdias.
Jose Cezar Vidotti (economista) Londrina