Bem pouco a se comemorar no dia dos professores, com a educação sendo carregada como um fardo pelos governantes que não têm muito interesse em qualidade nos estudos porque para ser político não se exige ser uma pessoa formada pelo menos em administração pública. Com o comportamento de alguns alunos e pais, verdadeiros trogloditas, que atrapalham a maioria, ainda fica mais difícil, além da concorrência com a "Infernet ", com o celular de coadjuvante. A educação é a base de uma nação livre. Feliz dia dos professores. Quem sabe um dia a classe política aprenda.

Manoel José Rodrigues - assistente administrativo - Alvorada do Sul

A exploração do fundo dos mares

Como se não bastasse a degradação das florestas, a contaminação dos rios amazônicos pelo mercúrio em busca do famigerado ouro, temos agora a nau dos insensatos, que é a exploração da mineração no fundo dos oceanos. A noticia correu o Brasil e a Agência Nacional de Mineração cita que já recebeu mais de 700 processos minerários ativos para exploração na costa brasileira.

Como se não bastasse também a poluição e o descarte de milhões de toneladas de plásticos no nosso Oceano Atlântico, sofremos também a pesca predatória em que os grandes barcos pesqueiros, muitos de bandeiras internacionais, utilizam o sistema de "arrasto", onde milhões de peixes perdem a vida até chegarem aos barcos.

Esse é o mundo que vivemos hoje. Não adiantaram os pedidos do comandante Jacques Cousteau, que deixou na ONU (Organização das Nações Unidas) uma lei em favor da preservação dos sete mares e um direito às gerações futuras, para quem trabalhamos. Com tristeza.

José Pedro Naisser - ecologista - Curitiba

Os artigos, cartas e comentários publicados não refletem, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina, que os reproduz em exercício da sua atividade jornalística e diante da liberdade de expressão e comunicação que lhes são inerentes.