OPINIÃO DO LEITOR: Autonomia do Banco Central
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023
Sabemos que autonomia do Bacen é um assunto estritamente técnico, e que eventual inferência política pode trazer consequências desastrosas para a economia de um país, como descontrole dos índices inflacionários, que acaba prejudicando mais intensamente as pessoas de menor renda. Claro que taxas de juros altas prejudicam o crescimento, todos sabemos, todavia isso está sendo mantido para controle da inflação que é mais perversa ainda. Agora, o atual governo, juntamente com seus adeptos no Congresso, pretender tirar a autonomia do Bacen ou convocar seu presidente para depoimentos na tentativa de pressioná-lo a baixar os juros, sem uma explicação técnica, é de arrepiar. Isso coloca o país a mercê de vontades políticas que todos sabemos onde vai dar. Esperamos o mínimo de bom senso dos congressistas e deixar que o Bacen cumpra seu papel, voltando suas atenções para um maior controle dos gastos públicos na busca de um equilíbrio fiscal, que aí sim teremos um crescimento econômico e redução do desemprego, criando um país sustentável tanto econômico como socialmente.
Jose Cezar Vidotti (economista) Londrina.

Autonomia do banco central é essencial para o Brasil
O governo Lula deveria aproveitar os poucos acertos do governo Bolsonaro, sobretudo na área econômica. A população brasileira aprovou a manutenção das taxas de juros como forma de frear a inflação, bem como todos estão satisfeitos com o fim do absurdo e ineficiente horário de verão. Por outro lado, é inadmissível Lula e demais esquerdistas inconsequentes cogitarem o fim da autonomia do Banco Central. A conjuntura econômica mundial não permite aventuras em um gigante econômico com o tamanho e importância do Brasil. Infelizmente, teremos que nos curvar ao capital estrangeiro e nacional com bom senso e reciprocidade para continuarmos sendo colônia de exploração dos países desenvolvidos para manutenção da economia e inflação.
Daniel Marques (historiador) Virginópolis
Desleixo
Venho registrar o desleixo com o terreno localizado na Avenida Harry Prochet, esquina com a Rua Vila Lobos, no Jardim Tucanos, em Londrina, que está trazendo muito transtorno e os pedestres estão impedidos de usar a calçada, tendo inclusive, que caminhar pela rua, correndo sério perigo de atropelamento. Além disso está criando muitos insetos, inclusive escorpiões. Por favor, proprietário(s), vamos cuidar mais de nossa cidade!
Nadia Simoni Pasquarelli Barrozo (professora aposentada) Londrina
Destruição da arte
Prezada Célia Musilli, me tocou profundamente a alma tudo o que você escreveu no artigo intitulado "Vandalismo em Brasília: a destruição da arte e seus símbolos (15/01/2023)". Chorei de raiva!!!
Reinaldo Jojima (leitor da FOLHA) Londrina
Os artigos, cartas e comentários publicados não refletem, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina, que os reproduz em exercício da sua atividade jornalística e diante da liberdade de expressão e comunicação que lhes são inerentes.
COMO PARTICIPAR| Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação.| As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. | ENVIE PARA [email protected]

