Imagem ilustrativa da imagem OPINIÃO DO LEITOR: Aprendizado escolar no Brasil
| Foto: IsTOCK

Sobre o artigo "Os desafios da educação pós-pandemia" , de Mozart Neves Ramos (Espaço Aberto de 18/04), embora ele apresente vários estudos onde se diz que as deficiências de aprendizado escolar estão ligadas à pandemia do coronavírus e à necessidade do ensino virtual neste período, lamento dizer, mas isto não é a verdade. O período de pandemia pode ter contribuído para um aumento das dificuldades na aprendizagem, mas o problema já data de mais de 20 anos. Desde quando se implantou o sistema "paulofreiriano" de ensino nas escolas o Brasil começou a descer na avaliação mundial de alfabetização e capacitação escolar. Isto faz com que não apenas as crianças saiam das escolas sem saber o mínimo necessário como, também, já encontremos profissionais diplomados nas melhores universidades do país e que não conseguem, muitas vezes, redigir coerentemente um único parágrafo. Não foi a pandemia que causou isso. Ela apenas trouxe, ao conhecimento de todos, a realidade das nossas escolas, onde aqueles professores que realmente querem ensinar se desmotivam ao se verem tolhidos por um sistema onde, tendo aprendido algo ou não, o aluno terá a sua progressão escolar garantida, o que faz com que uma boa parte dos alunos não se interesse por nada que a escola possa lhe dar, a não ser pelo diploma. Que ele sabe que virá, de qualquer forma. E esse sistema funciona assim da pré-escola até as universidades. Infelizmente!

Nina Cardoso (aposentada) - Londrina