Parabéns pelo anúncio (Companhia Cacique) em homenagem ao nosso Pelé, na página 33 da Folha Esporte (31 de dezembro). Gostei da frase que encerra o assunto: "Obrigada por tudo amigo Pelé". Feliz 2023!

Reinaldo Jojima, Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem OPINIÃO DO LEITOR: Amigo Pelé
| Foto: FRANCK FIFE / AFP)

Copa do Mundo do Catar

Alegrai-vos e pulai de alegria, porque a vossa recompensa será grande nos céus - Jesus Cristo disse isso no Sermão da Montanha. Nós podemos falar as coisas quase parecidas aos jogadores brasileiros que lutaram bravamente no torneio do Catar, mirando conquistar o hexacampeonato ou campeão mundial pela sexta vez. Já os argentinos miravam conquistar o tricampeonato e conseguiram, conforme eles desejavam. E claro que desejamos lhes dar um muitíssimo parabéns. Eles são latino-americanos como nós, conquista que destaca o brio dos que vivem na América Latina.

Deveras, neste torneio, as seleções da Ásia mostraram o que elas são capazes de fazer na próxima Copa do Mundo. Daqui mais quatro anos, o torneio vai ser realizado nos Estados Unidos e Canadá. E não vai ser fácil para o Brasil conquistar o seu tão cobiçado "hexa". Mas vamos torcer e vibrar por nosso time. Já que o futebol depende muito de sorte.

Osamu Arazawa (contador) Londrina

Acampamentos antidemocráticos

O exército parece que compactua com atos antidemocráticos na frente dos quartéis. Verdadeiras arruaças, invasão de espaço público, com instalações de barracas, com pessoas que provocam poluição sonora e visual, e também incomodam devido a ações de desordem e afronta ao sossego dos moradores dos arredores e das próprias corporações militares que deveriam zelar pelo estado da ordem pública e desarmar esses circos em frente aos aquartelamentos. Aqui em Curitiba, por exemplo, me admiro que os coronéis e generais se calem diante desses atos de aberrações. Se um mendigo sentar na calçada em frente a um quartel é imediatamente expulso pelos milicos, agora deixam essa anarquia ser montada no nariz deles. A prefeitura de Curitiba também está muito acomodada diante esses acampamentos em espaços públicos, calçadas e locais de estacionamento.

Célio Borba (autônomo) Curitiba

Regulamentação de aplicativos de transporte

A tutela dos direitos de escolha da população é sintomático de governos controladores, que querem, mediante "instrumentos legais", definir o que, como e quando os cidadãos devem exercer suas opções.

É evidente que o trabalho de muitos motoristas de aplicativo é exercido de maneira insalubre (sem descanso, ergonomia adequada e horário estabelecido para refeições). Contudo, tais escolhas pertencem ao âmbito da consciência de cada um, que produzirão reflexos e consequências em sua qualidade de vida. Os legisladores, porém, se acham no direito de definir como as pessoas devem trabalhar, como se os cidadãos fossem incapazes e precisassem que um "ente superior" decidisse em seu lugar.

Ao invés de regulamentar os aplicativos, não seria melhor fazer campanhas de conscientização para que os trabalhadores do ramo façam pausas de descanso, alimentação e adotem medidas de segurança e manutenção em seus veículos, dando a liberdade para que eles escolham o que é melhor?

Ruy Carneiro Giraldes Neto (servidor público e acadêmico de direito)

Os artigos, cartas e comentários publicados não refletem, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina, que os reproduz em exercício da sua atividade jornalística e diante da liberdade de expressão e comunicação que lhes são inerentes.

COMO PARTICIPAR| Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação.| As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. | ENVIE PARA [email protected]