OPINIÃO DO LEITOR: A lua no perigeu
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 15 de agosto de 2023
Uma explicação simples sobre a lua do perigeu em um artigo no dia 7 de agosto, na Folha de Londrina. O astrônomo amador Luz Alberto Casadel Albumussi, que é médico, usa o exemplo da laranja e do limão para entendermos sobre os fenômenos da translação, rotação e revolução da lua. Parabéns ao articulista, eis que me esclareceu algo que desperta a curiosidade de muita gente, inclusive mexendo com as marés e a vida na terra.
Jorge Custódio Ferreira, leitor da Folha Londrina
Viva sua vida
Em tempos de imediatismo midiático virtual, onde todos querem cantar, filosofar, influenciar, aparecer a todo custo, não importando com a possível vergonha alheia que possa passar, e alguns conseguem, talvez nem pelo talento, mas pela falta de concorrência com talentos natos. Desta forma, qualquer gralha azul acha que canta melhor que um uirapuru; que qualquer filósofo de balcão de botequim se acha o Buda de plantão; o Confúcio do quarteirão e sai soltando as pérolas sem nexo com o conexo. Estamos na era da informação e é tanta informação que muitos nem sabem o número de sua casa ou de sua identidade. Assim, temos acesso a milhões de músicas que ficam nas paradas de sucesso por dia, horas e muitas com letras que dizem tudo sobre o nada. Os filmes aos milhares, séries e pessoas crescidas acreditando em heróis de gibis com cueca vestida por cima da calça, com martelos voadores, arcos, flechas, invisibilidade e até poderes de bonecos assassinos, bonecas virando gente e gente virando marionetes nas mãos da indústria da ilusão. A humanidade já começou a revolução dos idiotas há muito tempo e nesta revolução quem não for idiota que atire o primeiro celular. Neste mundo capitalista, que pertence ao inimigo, devemos contrapor a esta ideia de prosperidade sem aproveitar a felicidade, porque o passado já passou e o futuro certo é uma lápide fria e câmbio final, afinal. "Dinheiro não é tudo porque nem tudo é dinheiro". Será que alguém ainda acredita nisso? Vamos valorizar e seguir nossas vidas, deixando de lado estes "pseudo sabe tudo". Viva sua vida, não viva como zumbi.
Manoel José Rodrigues (assistente administrativo) Alvorada do Sul
CORREÇÃO
Diferente do que fui publicado na legenda da foto do jogo do Londrina contra o Criciúma, publicada na edição de 14 de agosto, o jogador do LEC no lance é o zagueiro Luan Freitas.
Os artigos, cartas e comentários publicados não refletem, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina, que os reproduz em exercício da sua atividade jornalística e diante da liberdade de expressão e comunicação que lhes são inerentes.
COMO PARTICIPAR| Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação.| As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. | ENVIE PARA [email protected]

