OPINIÃO DO LEITOR
O politeísmo ético
Max Weber sempre o disse de muitas formas: "A ética entrará em crise quando a vida humana seja manipulada". Hoje celebramos o Dia do Nascituro e com ele a semana da vida! Por incrível que pareça estamos vivos! Isso deve nos levar a cantar um cântico de alegria e esperança. Em meio a tantos e tantos atentados contra a vida, em meio a tantos vinhateiros homicidas, como nos diz o Evangelho deste domingo. Os atentados são cada vez mais atrozes. O canibalismo fratricida leva uns a agredirem os outros a lhes impedir ver o rosto do irmão. O nascituro aquele que está para nascer é considerado por uma certa parcela da população alguém que incomoda. Os pacientes terminais e os moradores de rua são vistos por muitos como seres indesejados que estragam o visual da cidade. Os prostitutos e prostitutas, os estrangeiros, os pobres... enfim! Aqueles que ainda estão fora da cidade, aqueles que não têm direito a "ser". O politeísmo ético é tão frequente que hoje não se pode discordar do pensamento de alguém, pois se corre o risco de ser eliminado academicamente, hoje mais do que nunca quando se utilizam vídeos para sensibilizar e chamar a atenção sobre o bem! Quanto mal se transmite! Quanta agressão! É muito mais do que necessário voltar às raízes da vida! Ao apelo divino: "Deus nos fez à sua imagem e semelhança". Feitos pelas suas divinas mãos!! Mãos que amassam com ternura e afeto. Mãos que se deleitam ao criar. Mãos que aquecem o coração humano. Senhor da vida, vos pedimos: sustentai a caminhada de todos nós para que possamos vos proclamar sempre e em todo lugar! Queremos a vida em abundância! Teu filho Jesus nos anima nesta empreitada! Abençoado aquele que está por nascer!
JOSÉ RAFAEL SOLANO DURAN (padre) - Londrina
Valeu Tubarão!
Foi emocionante a final de quarta-feira contra o Atlético Mineiro. O time dos meus sonhos entrou em campo, demonstrou garra e vontade, marcou o adversário em cima e não permitiu que criasse jogadas, jogou o tempo todo ofensivamente sem ficar retornando bolas desnecessárias. Sou torcedor do Tubarão de carteirinha, box, cativas e sócio torcedor, acompanho de perto e por isso me julguei no direito de fazer o comentário que fiz dias atrás neste mesmo espaço da Folha de Londrina. Tencati, do jeito que nosso Tubarão jogou os 90 minutos, mesmo que tivéssemos perdido meus elogios de hoje seriam os mesmos, não quis fazer críticas e sim salientar o que precisávamos melhorar na visão da arquibancada. Parabéns a toda a nação alviceleste: "Vamos pra cima Tubarão!".
PAULO MAURÍCIO ACQUAROLE (aposentado) - Londrina
Torcida e a PM
Enaltecer é necessário, mérito a todos que de forma individual fizeram com que o Londrina fosse campeão invicto da Copa da Primeira Liga. Deixo aqui minha gratidão à PM (Polícia Militar) que de maneira inteligente coibiu a violência interceptando ônibus da torcida adversária que iria participar da final. Sabemos que sempre é uma pequena parcela de torcedores que vai ao estádio não para torcer para o seu time, mas sim para promover a baderna. Londrina campeão, dá até para imaginar se aqueles torcedores do Atlético Mineiro estivessem no estádio do Café após a derrota (nos pênaltis) para o LEC. Homenagem a esses valorosos cuidadores da ordem pública.
LUIZ CARLOS DE ALMEIDA (professor) - Londrina
Um só Brasil
Quando o Brasil conquistou a independência de Portugal foi ótimo, pois era governado e explorado por outro continente. Países que tinham a mesma língua, religião e cultura e se separaram ou foram separados à força, tudo deu errado após algum tempo. É o caso da Alemanha, que foi dividida em Ocidental e Oriental (auge da guerra fria), e após tanto sofrimento conseguiu reunificação; já na Coreia, dividida em Sul e Norte, seus povos se tornaram adversários; ao tentar independência da Espanha, a Catalunha está causando e sofrendo conflitos. É muito arriscado buscarmos nossa independência, pois poderá causar revoltas, protestos, mortes, além de haver discórdias até na mesma família. É de vital importância consultar a população das outras regiões se concordam com a separação do Sul. Se todo mundo concordar, dará certo. Temos a mesma fé, o mesmo idioma e a mesma Constituição, e precisamos juntamente com os Estados mais fortes do Sudeste revitalizar o Norte e Nordeste. Ser patriota também é buscar a unidade da nação.
ROGÉRIO DE SOUZA PIRES (estudante de Psicologia) - Umuarama
■ As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação. As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. E-mail: opiniao@folhadelondrina.com.br





