Enfartei
Enfartei pela segunda vez em janeiro 2017 e quase fui! Enfartei, porque sempre quis agradar a todos, deixando sempre para segundo plano os interesses de minha família, os meus e, principalmente, os espirituais! Sempre quis fazer relatórios bonitinhos, corretos, plausíveis e que causassem boa impressão. Me esforçava para demonstrar sempre uma boa aparência, uma boa reputação e mostrar, com um sorriso disfarçado no rosto, que tudo vai bem de acordo com a regra comum. Enfartei, porque sempre quis que "meus planos" dessem certo, sem saber que, talvez, aqueles planos não eram tão importantes para aquele momento. Sempre quis impor meus conceitos e ideias em detrimento das ideias dos outros. Era péssimo para ouvir, sempre pronto para falar e rápido em ter respostas para tudo. Quantos erros cometemos quando vivemos em função das opiniões dos outros. Não que devemos desprezar as pessoas e se isolar do mundo, mas temos que entender que nossa saúde assim como nossa vida é única! Se não cuidarmos de nós, quem cuidará? Quando nos achamos autossuficientes, o estresse vem e toma conta de nossa estrutura e chega um momento que o coração não aguenta. Querer agradar a todo mundo é o pior projeto que uma pessoa pode idealizar na vida, isto serve não só a um pastor, que sou, mas para qualquer outra pessoa em qualquer área da vida. Enfim, vamos nos lembrar sempre das sábias palavras do Mestre: "Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?" (Mateus 6:25).
MOÁS LOURENÇO DE ALBUQUERQUE (teólogo) – Londrina

Grande proposta!
Dão R$ 500 mil para a Lava Jato para dourar a pílula de R$ 116 milhões (16,38% de aumento) para os gordos e privilegiados salários da Procuradoria Geral da República. E com a agravante de se transformar em aumentos em cascata para outros órgãos. Os brasileiros de nossa administração pública perderam completamente a noção de ética, moralidade e patriotismo. Num país à beira da falência, com 14 milhões de desempregados, mil descontroles para corrigir, propor aumento de 16,38% para salários já inchados ao extremo é mais um escárnio que o povo não deveria admitir. A PGR teria coragem de divulgar quando ganham hoje os que serão beneficiados por mais esta benesse feita com o dinheiro público? Infelizmente, estamos mais interessados em futebol e novelas que nos reais problemas do Brasil. Repito, um inaceitável escárnio.
RUY PIGATTO (agricultor) – Curitiba

Zorra total
Não estou me referindo ao programa humorístico de TV, e sim à zorra dos Três Poderes da República. O abuso chega a tal ponto que o substantivo feminino chamado política tornou-se um jogo amoral da mais alta periculosidade para o futuro do País! Ministros defendendo descaradamente as atitudes levianas de um presidente em exercício, o qual compra, com dinheiro público, o apoio dos indignos congressistas que se dizem representantes do povo. Não sabemos se vivemos numa democracia direta ou totalitária. O que realmente não podemos permitir é essa anarquia política e moral que está imperando em nosso esfolado e assaltado Brasil! Não importa o quão alto e poderosos vocês se sintam, a lei ainda está acima de todos vocês! Caldo de galinha e vergonha na cara não fazem mal a ninguém!
WILSON OLIVEIRA TRINDADE (bacharel em Direito) – Londrina

Delação premiada
Muitas pessoas criticam a utilização da delação premiada no Brasil, mas se não fosse esse instrumento jurídico não saberíamos, até hoje, de todo esse problema de corrupção no país. Há pessoas que não vão ao médico para não descobrirem doenças, mas o certo é ir, começar o tratamento no começo da doença. No caso do Brasil, é antiga, mas é melhor sabermos dessa doença crônica do que ficarmos achando que tudo está bem. Claro que ficamos indignados com os benefícios que esses delatores recebem, mas se não obtivessem essas mordomias é obvio que ficariam calados. No caso da JBS, fizeram acordo antes de serem acusados e obtiveram benefícios extras. Com todas as provas gravadas em vídeo e áudio e documentos, os réus ainda se dizem inocentes. O que será preciso mais para que esses corruptos devolvam o dinheiro que é dos brasileiros para melhorar a saúde, educação, segurança em nosso país, estado e município? Quando surgirá um médico para curar nosso país dessa doença da corrupção?
LUCIMEIRE GASPARIN MARTINS (comerciante) - Londrina

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal.E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br

mockup