Lula nunca sabe de nada
O sr. dr. "honóris causa" "Nunca sabe de nada Lula da Silva" arrumou um novo álibi para se defender na Justiça (se é que existe defesa para quem roubou tanto e afundou o País num mar de lama sem fim). O novo álibi se chama: "Foi a Marisa!". Tudo que lhe foi perguntado pelo juiz Sérgio Moro, a resposta sempre era a mesma: "Foi a Marisa!". Nem a memória da esposa falecida o canalha respeita para tentar se livrar das grades! O maior cara de pau da história mundial! Óleo de peroba, nem pensar!
ANTÔNIO CARLOS PESCADOR (autônomo) - Londrina

Mais fedeu do que cheirou
Foi feito um estardalhaço pelo país inteiro quando do depoimento do ex-presidente Lula ao juiz Sérgio Moro, mobilizando sindicatos, movimentos sociais e até senadores e deputados da bancada do PT de Brasília, cujas despesas exorbitantes de transporte, hospedagem e mordomias mil, com a mais absoluta certeza uma vez mais, foram custeadas com o nosso dinheiro. Quanto às declarações do "comandante-mor", nenhuma surpresa: "Eu não sabia, o tríplex não é meu, sou inocente em todas as acusações dos delatores, etc. e tal". Só faltou dizer à frente do magistrado que "continua sendo a viva alma mais honesta do Brasil". No meu entendimento, todo esse cenário cinematográfico teve apenas uma parte beneficiada: a do infrator.
LUIZ ALBERICO PIOTTO (servidor público) - Cambé

Substituto de Pinóquio
Que vergonha termos um ex-presidente da República o homem mais mentiroso do país. Todos nós, brasileiros éticos e morais, que queremos um Brasil bem administrado, após termos assistido a alguns momentos da audiência entre Lula e Moro, na qual o depoente usou e abusou das mentiras e invenções, ficamos entristecidos e decepcionados. Em contrapartida, aqueles que não possuem ética e moral, ou que já levaram, estão levando ou pretendem levar alguma vantagem estão satisfeitos com o seu "companheiro". Companheiro esse que, de forma indireta, é responsável pela morte de dezenas de milhares de brasileiros, visto que, toda a fortuna desviada por Lula daria para construirmos mais hospitais, contratarmos mais médicos,comprarmos medicamentos, etc..
ADONIRO PRIETO MATHIAS (contabilista) – Londrina

Lula e o fanatismo
Quando alguém admira outra pessoa pelo seu trabalho e talento é normal dentro da nossa psicologia. Mas quando alguém é fanática por outra pessoa nem tanto proficiente e talentosa (só se for talento de bagre ensaboado), já passa a ser desequilíbrio de personalidade. O fanatismo existe em vários setores e na política e religião já causou muitas guerras. A Alemanha de Hitler, as cruzadas etc. Quando alguém é fã exacerbado de outra pessoa é porque existe uma identificação muito grande com ela, a ponto de tornar-se irracional, isto é, o fã não consegue enxergar dentro dele próprio o motivo que causa o fanatismo. Esse parece ser o caso do ex-presidente Lula. Fazer manifestações a seu favor (que horror!). Um sujeito que usa expressões megalomaníacas–politiqueiras em seu discurso dizendo que, quando voltar ao poder, vai mandar prender quem está contra ele, deveria saber que esse não é o papel de um presidente. Que triste cenário da nossa política e politiqueiros ultimamente!
SWAMI VERONESI (músico) – Santo Antônio da Platina

Proposta absurda
Concordo com a leitora Nina Cardoso (Opinião, 03/05): os vereadores londrinenses estão criando uma forma bizarra de fazer política e não se assuste se um outro vereador criar uma emenda à lei transformando o transporte coletivo de Londrina em "veículo articulado" com três carrocerias: a primeira com bancos para quem paga passagem inteira, a segunda sem bancos para quem paga meia passagem e a terceira descoberta para quem não paga passagem. Londrina uma cidade tão bonita e importante não tem uma representação forte. A cidade está abandonada, cheia de buracos nas ruas, as pontes que caíram no início de 2016 ainda não foram recuperadas, as empresas estão indo embora da cidade por falta de incentivo e o desemprego aumentando, postos de saúde fechados outros aguardando reformas, escolas precisando de reformas e não vejo nenhum projeto que traga benefícios para a cidade. A prefeitura, segundo os noticiários, está no vermelho e com deficit que vem se acumulando ao longo dos anos. Por que não executa os grandes devedores de impostos e por que não divulga os seus nomes e os valores devidos de cada um no diário oficial do município? Garanto que teremos grandes surpresas.
ANTONIO JOSÉ RODRIGUES (industriário aposentado) – Londrina

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br

mockup