Sentido do Natal
Dezembro e novamente está chegando o Natal. Desde novembro, os shoppings e comércio se preparam para esta data. Vejo decorações, luzes e papai noel, mas não vejo as imagens que representam esta data: o presépio. Muitos desejam que Jesus renasça nos corações, mas penso que devemos desejar que Jesus que nasceu e foi menino e veio trazer a nós a manifestação do Pai e o Seu Reino, viva em nós na ressurreição que passa pela cruz do compromisso/doação. Vivemos o Natal do consumo e não passamos a ter/fazer o verdadeiro sentido do Natal que é o abraço, amor, perdão, misericórdia, partilha (...). Que todos os homens e mulheres do bem e do amor, vivam a cada dia o Natal da luz do aniversário de Cristo – Shekinah – Emanuel – Deus desceu do céu. Que assim seja, paz e bem.
JUAREZ ARNALDO FERNANDES (consultor) - Londrina

Heresia política, moral e jurídica
Nosso querido país está refém da imoralidade. O que podemos esperar de um governo perdido no tempo e no espaço, assessorado por malfeitores de toda ordem: ministros, secretários e demais membros da matilha? Um supremo (com letra minúscula mesmo) composto por elementos que se acham deuses, infelizmente, indicados pelo quadrilheiro–mor de cada facção (partidos). Há uma anarquia interna, fora de controle. Como aconteceu no julgamento da ex-presidente Dilma: foi cassada só pela metade (da cintura pra cima ou da cintura pra baixo) não se sabe; Renan Calheiros também deixou a linha sucessória, provavelmente, foi pra linha lateral ou de fundo, depende do "bandeirinha". Nunca se viu, na história da República, tamanha algazarra jurídica! Não é à toa que foram chamados de moleques pelo ex-metalúrgico e presidente Lula da Silva. Suprema, só na hora de receber seus polpudos salários e benefícios; com poucas exceções, é claro.
WILSON OLIVEIRA TRINDADE (bacharel em Direito) – Londrina

Caso Lula e a ONU
Na semana passada, um grupo de advogados e de simpatizantes do ex-presidente Luiz Ignácio Lula da Silva (o filho do Brasil) lançou um livro com 18 artigos no sentido de sensibilizar o Comitê de Direitos Humanos da ONU. Eles alegam que o ex-presidente do Brasil está sofrendo perseguição política por conta de três episódios centrais: 1) a condução coercitiva decretada, em março de 2016, no bojo da Operação Lava Jato; 2) a interceptação de uma conversa telefônica entre Lula e a ex-presidente Dilma Rousseff; 3) a apresentação midiática em "powerpoint" manejada pelos procuradores do MPF que o acusaram de chefiar um esquema criminoso de corrupção e de malversação de dinheiro público. Todos os brasileiros sabem, nessa altura dos acontecimentos, que 13 anos de governo petista deixaram uma herança nefasta de corrupção "nunca antes vista na história desse país!". Afinal, por conta desse erro eleitoral, já acumulamos 12 milhões de desempregados sem qualquer perspectiva de futuro ou de salvação. Mas o mais admirável (e surpreendente para mim!) foi saber que o renomado jurista Celso Antônio Bandeira de Melo (um dos cardeais do Direito Administrativo) também tenha subscrito essa obra, desconfiando da imparcialidade e da impessoalidade que são atributos inerentes à função jurisdicional, assim como do princípio constitucional do duplo grau de jurisdição, cujo objetivo é garantir a segurança das decisões nos julgamentos. Ao ex-presidente Lula vale lembrar duas lições: 1) nenhuma corte internacional de Justiça tem poder para anular o veredicto de um julgamento processado legalmente em nação livre, democrática e soberana; 2) o mal, a infelicidade e a miséria são inseparáveis da condição humana!
RICARDO LAFFRANCHI (advogado) – Londrina

Testes imprescindíveis
Tenho para mim que - todo aspirante a um cargo político ou o desempenho de funções na mais alta magistratura do país, ou outro qualquer que seja muito importante para o destino de uma Nação (falo da nossa) estados e municípios, deveria se submeter a três testes fundamentais. Teste de Equilíbrio psicoemocional ou disfunções sérias tipo bipolaridade, bourdeline ou psicopatias e afins. Teste que demonstre conduta social, folha corrida limpa (em todos os aspectos) sem quaisquer tendências a fraudes, roubos e a práticas de depredações. Polígrafo que prove se mente ou não. Submeto minha sugestão aos deputados, senadores, governadores, mandatários e postulantes a todos os cargos para o Legislativo, Executivo e Judiciário, incluindo-se o STF. Sem isso, não teremos uma Nação que seja pelo menos digna de assim ser chamada. Por que essa sugestão? Vide história real do Brasil.
LUIZ EDGARD BUENO (escritor) – Londrina

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG,
en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal.
E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br

mockup