Sugestão para o ensino médio
Como pai e ex-aluno, sugiro ao Ministério da Educação que simplesmente aprove a nova grade curricular proposta para o ensino médio. Caberia às escolas a possibilidade de oferecer as duas opções de curso: o atual, com todas as disciplinas e suas respectivas cargas horárias; e também o proposto com matérias obrigatórias, específicas e também as direcionadas para o ensino técnico profissionalizante. Da mesma forma, caberia aos estudantes a opção de cursarem uma ou a outra modalidade, sem prejuízo de sua formação secundarista. A extinção da grade atual por falta de inscritos seria uma questão de tempo - a qualidade do ensino e, principalmente, o mercado de trabalho fariam este trabalho para o governo.
JOSÉ TADEU (industriário) – Londrina

Invasões e terrorismo
Os partidos de esquerda estão, com certeza, coordenando as invasões em diversos locais do País. As causas alegadas são inerentes a projetos do governo federal. Então, por que não vão invadir Brasília? O que tem a ver com seus argumentos, as salas de aulas, Câmara de Vereadores, prédios de universidades ou fazendas produtivas? Isso não é outra coisa senão atos terroristas, no meu entender. Gente de bem, de bons princípios e com um pouco de inteligência, não pratica esses atos e ainda usando máscaras. Muitos são fanáticos e fantoches desses partidos políticos, mas não conseguem perceber. Ou não querem? Concordo com o "Fora Temer"por uma única razão: o presidente deveria se solidarizar com a maioria dos brasileiros que abominam esses atos e ordenar às Forças Armadas e à Força Nacional que façam a desocupação desses locais invadidos. E também que cobre as despesas e os prejuízos dos partidos políticos envolvidos e dos pais dos alunos participantes dessa anarquia.
JOSÉ ANISIO ZANETTI (aposentado) - Santo Antônio da Platina

Invasões e greves
Estamos caindo cada dia um pouco mais para o fundo do poço. Podemos enxergar, num futuro próximo, nosso país tão rico em recursos naturais e possuindo um povo acolhedor, tornando-se como a Venezuela, mas é claro, não tão enfático assim. Todos já sabem do que se trata, estratégia de poder, foro de São Paulo e Lula como o chefe da quadrilha. A maioria popular é conservadora, sem conversa fiada, mas quem faz greve e invasões (chamadas de ocupações) são as minorias que acreditam que seus desejos devem ser atendidos! E, ora, já são atendidos, eles é que não veem o que sabemos nós: não há como ser efetivado! É a agenda dessa minoria que pretende, a cada dia, tornar o país num verdadeiro antro esquerdista. E, como diz o professor Olavo de Carvalho, os "idiotas úteis" estão apenas fazendo seus respectivos papéis: invadem escolas, fazem greves infundadas, propagam ideologias esquerdistas em suas redes sociais, aderem a tudo o que seus professores lhes apresentam, tomando para si a causa deles, como se não houvesse intenção má alguma. A maioria dos ideólogos e filósofos hoje acreditam nos jovens para o "futuro da nação". Ora, que bobagem! Os jovens não sabem cuidar sequer de si mesmos, imaginem do futuro de uma nação? Existem, é claro, raras exceções. Ah, e agora nos vemos presos ao politicamente correto, seja contra o que eles querem ouvir e já será taxado de homofóbico, racista e chegam até a apelar dizendo que somos nazistas. O que fazer com mais uma geração criada no leite em pó que solta pipa no ventilador?
MERABE MONICE PEREIRA BICHARA (estudante de Direito) - Ivaiporã

‘Aparelhamento da UEL’
Sobre o artigo "O aparelhamento da UEL", escrito pelo médico e professor Paulo André Chenso (Espaço Aberto, 8/11), o governo federal nos últimos 14 anos não foi desastroso, teve muita coisa boa. Uma coisa é governo, outra coisa é partido. E neste item todos são iguais (todos corruptos). Quando os jovens saíram às ruas para protestar contra a ex-presidente Dilma Rousseff, para alguns era tudo maravilhoso, agora os jovens estão protestando contra o golpe, contra o corte de gastos na educação, saúde, etc., e são todos marginais? Quanta diferença no prejulgamento dos fatos! O mais incrível é o articulista responsabilizar o PT pela greve na UEL. A culpa pela situação da UEL é exclusivamente do governo ridículo do PSDB, de Beto Richa, que não manda dinheiro nem para pagar papel higiênico e que não cumpre o que promete.
JOÃO DOS SANTOS SOUZA (bancário aposentado) – Londrina

Sercomtel Iluminação
Muito ao contrário do que escuto no rádio e leio no jornal, meu atendimento pela Sercomtel Iluminação foi rápido e eficiente. Dia 4/11, pedi a substituição de uma lâmpada no poste na frente de casa, pois a mesma estava acessa porém fraca. No dia 5/11, a substituição já havia ocorrido e a visibilidade está perfeita. Parabéns à Sercomtel Iluminação e seus colaboradores!
PAULO MAURICIO ACQUAROLE (aposentado) – Londrina

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br

mockup