Terremoto na Itália
O forte terremoto registrado semana passada no centro da Itália provocou muita destruição e a morte de ao menos 250 pessoas, deixando um rastro de centenas de feridos. Esse fenômeno natural, muito comum nos jovens maciços dos Alpes Europeus, em toda a formação geológica que compõe o anel de fogo do Pacífico, no complexo de montanhas do Himalaya (o teto do mundo) e na Cordilheira dos Andes, é sinal de que o nosso planeta está vivo e em constante transformação desde o seu surgimento. Estima-se que a Terra possua 5 bilhões de anos. De fato, o tempo impõe o envelhecimento e o perecimento dos planetas, do sistema solar, da via Láctea e do próprio Universo em expansão constante. Ele é um predador implacável. Suas garras são ferozes e, com seus voos rasantes de aves de rapina, ele vai levando, em silêncio, nossos amigos insubstituíveis para o outro lado do tempo. Ficam somente as lembranças, a perplexidade, a tristeza, a saudade dolorida e a esperança do reencontro final. Senhor, vinde em nosso auxílio!
RICARDO LAFFRANCHI (advogado) - Londrina

Pichação: falta atitude
O centro da cidade, que é um cartão de visita, está totalmente tomado por pichações . O poder público deve dar um fim a esse caso, que só vem piorando a cada dia. O dono do estabelecimento não pode pintar a porta porque os vândalos irão pichá-la, não consegue pintar a parede externa da casa porque irão pichá-la. Lei nos temos contra isso, falta atuação do poder público em mais monitoramento de câmeras, em rondas noturnas da Guarda Municipal e mais a colaboração dos cidadãos que presenciam isso e não tomam nenhuma atitude legal. Isso só piora e desanima a cidade de Londrina. Uma poluição visual que tem que ser eliminada definitivamente, pois dois crimes estão sendo feitos: o de poluição visual e vandalismo. Prefeitura, Guarda Municipal e entidades, tomem alguma atitude!
JORGE DINIZ (comerciante) - Londrina

Inclusão social, a deficiência humana
Aproveitando essa época de Paralimpíada no Rio, vamos colocar em questão esses vários atletas que se superam a cada dia. Com tantas dificuldades que lhe são postas, eles conseguem, além de superarem seus limites, surpreender várias pessoas que pensam em desistir na primeira dificuldade que a vida lhes proporciona. Pessoas que também não veem com bons olhos essas deficiências desses novos heróis que estão surgindo, carregando com orgulho nossa Pátria amada Brasil. E nós, meros mortais que esbanjamos saúde, reclamamos tanto da vida, de tantos problemas e não olhamos na luta que é todos os dias essas pessoas se superarem e nos entregamos no primeiro momento. Eles estão sempre em busca de novos desafios, enquanto ficamos parados, vendo a oportunidade passar a nossa frente. No fundo, nós mesmos sofremos da maior deficiência que existe, o descaso, o desânimo. A fé é o que eles mais têm, e nos falta coragem.
MARIA CRISTINA DE ALMEIDA SIQUEIRA (estudante) – Londrina

Londrina, uma cidade diferente!
Na política. Cassamos dois prefeitos. Tivemos prefeitos eleitos que no início da campanha política tinham menos de 3% e menos de 1%. Tivemos prefeito que foi eleito sem ter feito coligação, enquanto o seu adversário tinha coligação com 18 partidos. O atual prefeito quando eleito falou que não participaria da eleição para a sua reeleição, e realmente não irá participar. Londrinense, vamos dar um basta na reeleição. Vamos renovar em 100% a nossa Câmara Municipal. Vale lembrar Eça de Queiroz: "Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo".
ADONIRO PRIETO MATHIAS (contabilista) – Londrina

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br