OPINIÃO DO LEITOR
Traição não tem perdão!?
Quero deixar claro que não defendo nenhum tipo de traição. Trata-se de assunto muito polêmico em todos os sentidos, mas vivenciados principalmente nos relacionamentos. Como advogado, vivencio todos os dias situações em que os juízes e até mesmo promotores, antes de sentenciar ou dar pareceres, analisam detalhadamente às situações fáticas do réu ou acusado para depois mantê-lo preso ou soltá-lo. Assim acontecem também com as traições. Faz-se necessário a análise de cada situação fática que envolve a traição para depois saber se é merecedor ou não do perdão. É importante ir a fundo ao problema acessando todos os ângulos possíveis, principalmente quando não se trata de traição por envolvimento sentimental, físico com mentiras de ambos os lados, mas sim quando se trata de traição que envolve valores econômicos altos em que se faz necessário apurar fatos, mesmo porque a atitude que gerou tal traição pode até parecer errada, mas o motivo pode ser justo. Na prática, sair por aí dizendo genericamente: "traição não tem perdão", "fulano me traiu com fulana", sem nenhuma análise e comprovação do caso concreto, sem considerar os aspectos fáticos no qual ocorreu a suposta traição, sem permitir ao parceiro a oportunidade de se explicar, mesmo que esta traição seja considerada apenas de "confiança", tal atitude demonstra imaturidade da parte contrária, principalmente considerando ser alguém já com bastante vivência. Nesse caso, considero importante conversar com o parceiro e tentar esclarecer antes de tomar qualquer atitude precipitada e colocar em risco um relacionamento promissor. É importante procurar descobrir o que levou o companheiro a agir dessa forma. Além disso, fazer uma profunda reflexão e agir de forma sensata e procurar manter o relacionamento sem cometer injustiça. É preciso pensar bem antes de se decidir pela separação ou pelo perdão.
INACIO GOMES DA SILVA (advogado) Londrina
Radar dos buracos
Toda segurança é bem-vinda, assim como os radares que registram até carro em Londrina em cima da faixa, eles deveriam registrar também os buracos que não foram causados só pelas chuvas em toda a periferia da cidade. Assim como os motoristas flagrados pela câmera têm de pagar multa, a Prefeitura de Londrina deveria pagar as minhas rodas e raias tortas que eu não aguento mais arrumar.
JÚLIO RODRIGUES DE MELLO (pastor) Cambé
Fim da esperança
Outro dia em um mercado vi uma criança com algumas moedas pedindo que pesassem para ela R$ 5 de linguiça. Naquele momento veio à minha mente como a corrupção neste país é nefasta: desde os vagabundos de colarinhos brancos que se travestem de ovelhas, mas são raposas, até os que são comprovados seus delitos e ainda negam dizendo ser intriga da oposição. O Brasil é o país da desigualdade, da desumanidade, da impunidade. Uma criança que passa por privação por causa desses ladrões da esperança de um futuro melhor mostra que elas que pagam a conta pelos adultos que não sabem votar e são tão culpados também. Brasil, um país de todos os corruptos.
MANOEL JOSÉ RODRIGUES (assistente administrativo) - Alvorada do Sul
Fechando o cerco
Conforme noticiado, o ministro do STF, Teori Zavascki, determinou a remessa das investigações do ex-presidente Lula para o juiz Sérgio Moro em Curitiba. Pelo andar da carruagem, o cerco sobre o "mais honesto do país" está se fechando. Quanto à anulação das escutas telefônicas de Lula e Dilma, não tem muita relevância, pois o importante mesmo é que os brasileiros ficaram sabendo das artimanhas nos corredores do Planalto. Em suma, o poder é fascinante e embriagante, e em farsa, a grande maioria dos políticos brasileiros, em especial os petistas, são mestres.
EDGARD GOBBI (aposentado) Campinas (SP)
■ As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação. As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. E-mail: opiniao@folhadelondrina.com.br





