OPINIÃO DO LEITOR
Bueiro entupido
No início do mês reclamei de um bueiro entupido em frente de minha casa nesta seção. A prefeitura veio em dois dias e fez o trabalho com o caminhão, pois o problema era mais no início da galeria pluvial e não era só levar o material retirado do bueiro. É gratificante ver quando nossos impostos são bem aplicados em bem-estar à população. Mas fica aqui a ressalva que o que está entupindo o bueiro não é só água da chuva e sim água que desce constantemente com material arenoso. Seria interessante alguém da prefeitura ver o local (Rua Arcindo Sardo com Inácio Granado Munhoz). Caso contrário, vai entupir de novo.
DAILTON MARTINS (comerciante) Londrina
Manifesto contra a Lava Jato
Sou advogada militante há mais de 40 anos e concordo com que escreveu o colega Ricardo Laffranchi (Opinião, 19/1). Parabéns dr. Ricardo, faço minhas suas palavras e o seu entendimento ao lamentável manifesto assinado pelos advogados dos réus corruptos presos pela Operação Lava Lato.
DALVA VERNILLO (advogada) Londrina
As portas de um hospital
Quero parabenizar o médico Paulo A. Chenso pelo excelente artigo "As portas de um hospital" (Espaço Aberto, 20/1). Fiquei imensamente comovida e sensibilizada diante da narrativa sobre a realidade do dia a dia de um hospital, onde a luta pela vida é uma constante, em meio às lágrimas de dor e sofrimento ou de alegria e esperança, pela vitória sobre a morte. Que Deus abençoe os médicos e todo corpo de enfermagem que não medem esforços para salvar vidas e devolver a esperança aos entes queridos.
SUELY APARECIDA MIRANDA DA COSTA (professora pedagoga) Rancho Alegre
Viva o PT
Quando Rui Barbosa falava, todos faziam silêncio para escutá-lo: era o Uirapuru despejando sua voz de Orfeu no seringal tranquilo. Outros, quando se manifestam neste espaço, grasnam como corvos. Temos que enxotá-los. Defender os governos do PT, dizendo que ele tirou o Brasil do mapa da fome, que a educação brasileira é referência e que tudo está melhor após 13 anos é no mínimo mostrar-se alheio ao momento Brasil. Viramos piada no mundo inteiro, estamos abaixo do fundo do poço. Aquele que se manifesta, talvez orgulhoso de ter conseguido algo melhor após o derrame de dinheiro na economia a titulo de "compra de voto", se ainda não está, com certeza logo estará pedindo a volta dos militares. O resumo da ópera mostra uma família de retirantes agora milionários e juntos aos "petralhas" afogados em dinheiro da corrupção. Não bastou quebrar a nossa Petrobras, tampouco enlamear nossas instituições. Para certos cidadãos enxergarem ,é preciso lhes tirar as tapas dos olhos!
RUBENS ROMAGNOLLI (engenheiro civil) Londrina
Ajuste fiscal
A presidente Dilma disse que para reequilibrar o Brasil num quadro em que há queda de atividade implica em ampliar impostos. Penso que é castigar a competência. Impor aos poucos que conseguiram ganhar em meio ao caos uma penalidade. Beto Richa diz que saneou o Estado e o que fez foi mexer em destinação de recurso tornando líquido e certo a retirada e deixando para o futuro a incerta devolução. Os governantes só enxergam solução na ampliação de recursos (porque é mais fácil). Cadê a redução de despesas? Diminuição de prédios utilizados com redução de espaço físico, demissão de funcionários ou realocação, previsão de diminuição de funcionalismo, redução de gastos com energia, água, etc.
ILDO YUKIO MARUBAYASHI (agricultor) - Londrina
Esclarecimentos sobre a PR-445
Informamos ao senhor Djalma S. Gomes (Opinião, 19/1) que a entrega da duplicação da rodovia PR-445 está prevista para junho. Ressalvamos que o trabalho não "dura dois mandatos desse governo", como afirmou ele, já que teve início em 22 de outubro de 2012. Ao contrário do que afirmou, "nem terminou a duplicação e a rodovia está se deteriorando", pois sua manutenção, sob a fiscalização criteriosa dos técnicos do DER, é constante, e os danos causados pelo temporal da semana passada estão sendo reparados em regime de urgência.
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA COORDENAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE LONDRINA
■ As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação. As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. E-mail: opiniao@folhadelondrina.com.br





