OPINIÃO DO LEITOR
Cidadania sem politicagem
O cenário político brasileiro está desarrumado. O parlamento está fragmentado, não só pela ideologia, mas também pela politicagem, o que é muito ruim. O verde-amarelo, razão do nosso orgulho, foi rabiscado pela corrupção. Para piorar, alguns parlamentares continuam descolorindo a nossa bandeira com uma política ranzinza de acusações. Se nossos políticos não se organizarem e não se unirem numa ação de plena cidadania a serviço da pátria, a governabilidade fica prejudicada e a massa trabalhadora-produtiva sofrerá com a retração econômica. Não foi para incentivar a confusão que tais elementos foram eleitos. A perspectiva do eleitor, quando se manifestou nas urnas, não foi para que viessem disseminar ódio ou praticar politicagem. É necessário que os políticos se revistam do sagrado manto de brasilidade e deixem de lado a mesquinharia da baixa politicagem: pagar blogueiros para incendiar a coletividade nas redes sociais, muitas vezes com falsidades, constitui crime. Isso não é justo e não contribui para o bem. Afinal, nossos representantes ganham bons salários, não para fazer politicagem e sim para contribuírem para o bem da nação, respeitando, dessa maneira, os eleitores que os elegeram. Busquemos todos uma política saudável e com responsabilidade, assim alcançaremos a consolidação de nossas riquezas econômicas e da nossa cidadania.
NELSON ARAÚJO DE OLIVEIRA (professor aposentado) Londrina
A praga brasileira
Na Rússia houve uma invasão de gafanhotos que destruiu grande parte da lavoura, criou uma situação de emergência que levou o ministério da agricultura a decretar estado de calamidade. No Brasil fomos invadidos por uma nuvem de gafanhotos que tomou conta da nação e há 13 anos que não se consegue um veneno eficaz para eliminar essa praga. Era desconhecida da maioria dos brasileiros, pois por mais de 20 anos foi impedida de procriar. O veneno usado na época não foi suficiente para dizimar de vez essa praga, que voltou geneticamente modificada com cara de inseto inofensivo. Ao chegar ao poder, tomou conta de tudo e - pior que a invasão do gafanhoto russo - destruiu toda a estrutura da nação, colocando os gafanhotos chefes nos pontos estratégicos. E, assim, passaram por cima de tudo, deixando para trás somente o prejuízo para todos os brasileiros, menos para a espécie que se enriqueceu às custas dos trabalhadores e com a proteção dos banqueiros. No entanto, agora surgiu um veneno poderoso (Polícia Federal e Ministério Público Federal) que está enfrentando essa nuvem de gafanhotos e tirando dos pontos chave a chefia que organiza e autoriza a destruição.
SEBASTIÃO CALMEZINI (comerciante) Londrina
Estranho silêncio
Os nossos políticos - sempre falantes - nos deixam a par do que ocorre na esfera governamental. Assim, delatam as falcatruas e ficamos informados. Porém, agora parece que ficamos acéfalos (nada mais de informes). Será que a Operação Lava Jato deixou nossos políticos com a famosa "mancha preta na mão"? Estão mudinhos! Existe alguma culpa no ar?
NIVALDO CREMONEZI (aposentado) Cambé
Fuga de presos
O que é a verdadeira penitenciária? O estabelecimento oficial a que são recolhidos os condenados a pena de reclusão, os quais no decorrer do cumprimento da sentença ficam sujeitos a trabalho remunerado e, mediante medidas progressivamente aplicadas, recebem assistência para sua reeducação e readaptação social, isso segundo o Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Portanto, ainda ninguém viu tal penitenciária no Brasil. No final de julho, 64 presos fugiram de uma delegacia de Londrina ora, isso é coisa corriqueira no país de tupiniquins. Tais fugas poderiam ser minimizadas se as autoridades tivessem um pouco de boa vontade e construíssem a verdadeira penitenciária. É certo que os presos terão trabalho remunerado, mas pagariam as despesas da casa.
OSAMU ARAZAWA (contador) Londrina
■ As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação. As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. E-mail: opiniao@folhadelondrina.com.br





