OPINIÃO DO LEITOR
Assim eu creio
Sabemos que o universo e todas suas galáxias, em movimento contínuo, são preenchidos em sua totalidade por uma fonte inesgotável de energia. Ela é responsável, desde o nascimento de uma plantinha ao surgimento de uma supernova, servindo com quantidades que se façam necessárias. Onde houver movimento e desenvolvimento, a energia estará presente e atuante. Nada possuidor dela se aquieta ou não se desenvolve. Um simples eletrodoméstico, digamos uma geladeira, não cumprirá seu papel se não for conectada a uma fonte de energia, no caso a elétrica. Estará exposta na vitrine, inerte, sem função, até que seja conectada. Todo ser vivo, somente o é enquanto cada célula estiver capacitada para absorver a energia que a impulsionará. Morremos no exato momento em que não mais podermos absorvê-la e seremos tão viris quanto o "quantum" que absorvermos. O que de mais extraordinário, dimensão, poder e exuberância que assume toda forma possível existente em todo o universo, poderia ser denominado Deus? Parabéns ao jornalista Walmor Maccarini pela frase: Deus, não é o Deus das igrejas. Ele é de tudo que é, foi e será (Espaço Aberto, 28/5).
RUBENS ROMAGNOLLI (engenheiro civil) Londrina
Comida chinesa!
O Brasil está de "casamento marcado" com a China. Ultimamente, os dois países têm um relacionamento muito "diplomático". A China vai emprestar dinheiro para (com certeza) cobrir parte do "rombo" que este governo incompetente deixou, e adivinha quem vai pagar os "juros" do empréstimo? É, isso aí, você mesmo leitor! Já pegaram uma parte no leilão do pré-sal, vão querer "abocanhar" muito mais! Eles são espertos e,com certeza, o Brasil vai virar comida chinesa! Muito me estranha: o Brasil "empresta" para a Venezuela, ajuda Cuba e depois pede "pinico" para a China, não entendi! O ajuste fiscal vai deixar o trabalhador com a "calça justa" com sequelas, distúrbios financeiros e até ficar doente! Como sempre, os políticos roubam, desviam, simulam e mais uma vez a população padece. Por que não ajustaram os ministérios? Afinal, a "presidenta" está com 39, por que não cortar pela metade os cargos comissionados que sugam o dinheiro publico? Por que não diminuir o valor do fundo partidário que triplicou? Vão arrochar o salário deles? Onde está o esforço que tanto disseram para acabar com tráfico de drogas, melhorar a educação, saúde, energia barata, juros baixos, etc. Esse foi o golpe democrático mais bem planejado que vi em toda minha vida.
MARIA REGINA MINTO REYES (assistente administrativo) Londrina
Detector da verdade!
O detector de mentira já era. Hoje teríamos que ter o detector da verdade. Obviamente, que estamos falando sobre os políticos, exceto raras exceções. Enquadram-se também no detector da verdade todos os corruptos e bandidos do nosso país e os seus defensores. Causa-me náusea e revolta ouvir as maiores mentiras, como se fossem as maiores verdades. Sou do tempo em que a mentira deixava a pessoa com o rosto vermelho (demonstração de vergonha), atualmente, não temos como identificar esses mentirosos que saqueiam o país.
ADONIRO PRIETO MATHIAS (contabilista) Londrina
Pátria Educadora
Outro blefe do governo (ou desgoverno) que cria slogans enquanto (direta e indiretamente) e corta verbas para a educação. Sabemos, com pesar (em solidariedade aos professores) que um país para corresponder ao título-slogan acima teria que manter uma política de grandes investimentos no setor da educação. Só assim, hoje não veríamos tanta violência, corrupção e outros absurdos. Isso teria que já ter começado há uns 30 ou 40 anos (como já fizeram outros países). Por que até hoje não foram aprovadas leis nesse sentido? O povo, indiscutivelmente, tem sabedoria. Muitos me falaram que se eles fizessem isso (as leis), com o brasileiro muito desenvolvido mentalmente e intelectualmente, talvez a maioria dos eleitos para cargos políticos nunca mais seria eleita.
SWAMI VERONESI (músico) Santo Antônio da Platina
■ As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação. As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. E-mail: opiniao@folhadelondrina.com.br





