Feliz Ano Novo ao Parque Arthur Thomas
Nasci e moro em Londrina há mais de 50 anos. Amo esta cidade e gosto de passear por ela e conhecer cada cantinho. No último domingo decidi ir ao Parque Arthur Thomas para uma visita, pois há tempos não ia até lá. Que decepção! Que tristeza! Logo na descida da entrada, ao me aproximar do mirante – Espaço da Coruja – senti um forte mau cheiro, quase insuportável. Com muita tristeza, constatei que vinha do riozinho logo atrás dessa torre. Suas margens estão ricamente povoadas por lixo de todo tipo: garrafas, embalagens de salgadinhos, papéis, plásticos e até peças de roupas que descem não sei de onde e vão parando nas pedras e apodrecendo, causando um visual horrível e um forte odor de coisa podre. Desci mais um pouco e cheguei ao lago de águas escuras e poluídas, mas o susto maior ficou por conta da barragem – um verdadeiro depósito de entulhos e lixo de toda sorte – uma vergonha! Não entrei em nenhuma das trilhas existentes – desisti e dali mesmo voltei para casa, decepcionada. Fica a sugestão: por que não fazer uma limpeza, uma coleta desse lixo ao menos duas vezes ao ano, mantendo um local tão bonito como aquele de modo apresentável, de forma que possamos levar até lá uma visita que venha de longe para conhecer esse cartão postal de nossa cidade. Espero que as autoridades (in)competentes tomem alguma atitude para podermos desejar um feliz Ano Novo também ao nosso Parque Arthur Thomas.
CLEUSA BOM BATISTELLA (dona de casa) - Londrina

'Reprovados'
Passaram dois anos da atual administração de Londrina, e nada! Não houve progresso, nenhuma obra de vulto construída, indústrias migrando para a região, portanto, reprovados pela inércia e enrolação. Por que não enxugam os órgãos da prefeitura com excessivo cargos de confiança (cabide), transformam autarquias e companhias em secretarias? Fariam uma enorme economia, não precisando oprimir os contribuintes com esse exorbitante aumento do IPTU. Vereadores, trabalhem, esqueçam essas homenagens. Em breve, vai virar zombaria. A cidade está abandonada ou querem ser lembrados como a pior legislação dos últimos anos, inimigos do povo?
MOISÉS DOS SANTOS (entregador de gás) – Londrina

Ensino cada vez pior
O governo do Paraná e de alguns outros estados estão implantando o Programa de Aceleração de Estudos, visando a adequação série/idade do aluno, ou seja, uma vez mais, ataca a consequência e não a causa. Cada estado adota um nome para o "programa", mas todos eles visam "empurrar" o aluno, de qualquer forma, à série que deveria estar cursando. Estatisticamente, para o governo, isso é uma maravilha, pois irá vangloriar-se aos quatro cantos do mundo por tão importante feito.
LUIZ ALBERICO PIOTTO (servidor público) - Cambé

Petrobras vergonha
Uma empresa criada há mais de 60 anos, cresceu e se desenvolveu com investimento nacional e internacional, mas o que fizeram nos últimos anos está prestes a se desmoronar. A retirada de investimentos estrangeiros, a falta de recursos de terceiros, isso vai acontecer igual às empresas de Eike Batista. O dinheiro não aceita desaforo, vai embora e com isso os brasileiros é que terão que pagar essa conta com aumento dos combustíveis. Isso vai se refletir em todo o mercado interno nos aumentos dos produtos e no mercado externo pela falta de credibilidade no brasileiro e na empresa. Tudo isso é um conjunto de desonestidade entre servidores, governantes e empresários. Quem poderá nos salvar?
OSMAR CARVALHO (contador) – Londrina

Investimentos
Quem acreditou na Petrobras, se acabou. Mesmo quem investiu na Vale do Rio Doce, perdeu muito. Como podemos confiar nos fundos de pensão ou fundos de aposentadorias privados? Onde foi parar o FGTS do trabalhador? Esse não é um país sério.
ANTONIO PEREIRA (contador) – Londrina

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG,
en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal.
E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br

mockup