OPINIÃO DO LEITOR
Aposentados sempre desvalorizados
Realmente, vivemos no país do contrário, onde o errado é certo. Com coração cheio de tristeza constatamos que após trabalharmos 30, 35 anos ou até mais conseguimos a tão sonhada etapa da vida de vivermos a "aposentadoria". Porém, iniciamos sim um ciclo da nossa vida onde somos olhados e até apontados como - os tranquilos, aqueles que não fazem nada, os responsáveis pelos altos gastos do INSS, Caapsml e o pior aqueles que não têm gastos, pois nossos salários vão diminuindo o poder de compra a cada ano. A primeira coisa que perdemos é o auxílio alimentação. Então, até ontem eu era professora ativa e ganhava um auxílio alimentação e hoje me aposento e não preciso mais? Decerto vou deixar de alimentar-me? É porque assim, fico logo doente e morro rápido e o meu salário não pagam mais. Li que os servidores ativos terão 20% de acréscimo no vale refeição. Justo. Muito justo, mas pergunto ao prefeito Alexandre Kireeff - e nós aposentados da Caapsml que trabalhamos e contribuímos por 30 anos......nada? Não podemos continuar contribuindo com o governos com tantos descontos (38,5%). São descontados mensalmente do nosso salário IR (exagerado) e Previdência! Estamos cruzando a curva da nossa existência, sempre trabalhamos muito e ainda temos que viver com o chapéu na mão pedindo o que temos direito? Não é porque aposentamos que viramos fantasmas, pagamos impostos e se não podem nos dar vale refeição, nos deem então "vale farmácia". Temos sim direito aos mesmos benefícios dos ativos, pois somos ativos na vida! Pense sr. prefeito, com atenção e carinho, nos aposentados e valorize quem trabalhou por Londrina!
EDNA HERMETO DOS SANTOS (professora aposentada) Londrina
Petrolão
Um fato ocorrido quando se questionava a compra da refinaria de Pasadena nos EUA por um valor exorbitante, está passando ao largo das atuais revelações dos bilionários desvios de dinheiro da Petrobras. Na ocasião, a presidente da estatal, Graça Foster e o notório ex-diretor Nestor Cerveró, transferiram imóveis para membros de suas famílias. A oposição questionou, denunciou, mas não deu em nada. Com as novas denúncias formalizadas e documentadas pela geóloga Venina Velosa seria oportuno que se voltasse ao assunto e a Justiça blindasse esses imóveis para um possível ressarcimento ao Estado.
CELSO MORENO BIZARRO (comerciante) Londrina
O canabidiol é nosso!
Com a autorização da prescrição do derivado da maconha pelo Conselho Federal de Medicina, ainda que com restrições, e com tanta maconha sendo apreendida Brasil afora, poderíamos passar de importadores a exportadores de canabidiol. Bastaria vontade política para que toda essa droga virasse matéria-prima. Tecnologia, acredito que temos de sobra, além de uma indústria farmacêutica forte. E, aí, senhores deputados, estão esperando o quê?
EDNILSON FERREIRA DE MELLO (médico veterinário) - Rolândia
Vida bela
De acordo com a vida, não se deve morrer. Para tanto, é imprescindível que valorizemos o que há de mais importante na terra, isto é, a família, a natureza, a solidariedade e, sobretudo, o amor. É extremamente perigoso priorizar coisas supérfluas e exíguas, como o estresse do trabalho e negligenciar os nossos verdadeiros substratos vitais. Vejo muitas pessoas ignorando a vida, morrendo precocemente em razão das preocupações mundanas enraizadas nas nossas almas. A vida, como todas as outras coisas, exige carinho e nutrição. Ninguém "vive" mais que o outro, mas os que tiram tempo para nutrir e cultivar a vida, certamente, "vivem" mais.
JOÃO VICTOR DALLA POLA (estudante) Londrina
Correção
Ao contrário do informado na matéria "Dor: não ignore este sinal" (Saúde, 15/12), quando a dor acontece são liberadas substâncias adrenérgicas.
■ As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG,
endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação. As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal.
E-mail: opiniao@folhadelondrina.com.br





