OPINIÃO DO LEITOR
Justiça e corrupção
Temos que ser contra todo tipo de corrupção independentemente de partido ou mesmo se for por parte do Judiciário. Sempre nos comentários dos leitores o PSDB é poupado, sendo o partido com maior número de políticos cassados pela Lei da Ficha Limpa. Veja o metrô de São Paulo, um dos maiores esquemas de roubos no Brasil, que sempre foi abafado pela Justiça de São Paulo, salvo alguns promotores que ainda procuram investigar. Do aeroporto na fazenda do tio do Aécio Neves em Minas Gerais, construído com dinheiro público, pouco se fala. Vamos debater a economia do Brasil, 40 milhões saíram da pobreza nos últimos 12 anos, pessoas que passaram a viajar de avião,comprar carros, motos, eletrodomésticos. Desemprego sempre foi um problema para o Brasil, hoje temos falta de mão de obra. Temos uma burguesia que não gostou de andar ao lado de pobres. Vinte anos atrás quem trabalhava na roça, o que ganhava em um dia comprava no máximo um pacote de arroz, hoje compra dez, doze pacotes. Um dia de serviço comprava um quilo de carne, quantos compra hoje? Nos anos 1993 e 1994 fui boia fria (diarista), com muito orgulho, levantava de madrugada com uma marmita e ia arrancar mandioca. Sei como era a dificuldade. Hoje vejo quanto melhorou a renda e os trabalhadores estão comendo muito melhor. Quem sempre viveu em berço de ouro não sabe o que é ficar batendo em portas de fábricas implorando por emprego, que era normal no Brasil 12 anos atrás. Hoje as empresas procuram mão de obra. Enquanto cidadão, não concordo com nenhum tipo de corrupção, o exemplo tem que vir de casa. Quem é contra corrupção, mas tenta dar gorjeta para não ser multado não pode condenar ninguém. Sejamos realistas, se quisermos condenar os atos de corrupção, vamos lembrar de todos.
PAULO ROBERTO SANITÁ (agricultor familiar) - Tamboara
Fatalidade
A fatalidade abateu-se sobre o nosso País no campo político com a morte precoce do presidenciável Eduardo Campos (PSB), que seria sem dúvida uma esperança para desbancar a cúpula do PT, suas mazelas, escândalos e roubalheira. Também uma infeliz coincidência com as mortes no passado do ex-presidente Castelo Branco e do ex-deputado Ulysses Guimarães. Acidentes? Lamentamos profundamente, porém temos que ressaltar que político bom ainda não nasceu. A máxima da sabedoria popular cabe aos enganadores do povo que fica: "Erva ruim a geada não mata", "vaso ruim não quebra".
MOISÉS DOS SANTOS (entregador de gás) - Londrina
Zona Azul
Não podemos concordar com quem diz que uns "trocados" a mais ou a menos não fazem falta. O certo é certo e o errado é errado. Não podemos conceber que uma empresa que se diz educadora proceda com tamanha insensatez a esse respeito. Qual a educação que darão aos menores por ela assistidos? Se é um software quem responde pelas transações, duvido que não se possa adaptar esse mesmo software para que trabalhe corretamente. Em se tratando da mesma firma como já li a respeito, qual a razão plausível para dois pesos e duas medidas? Por que será que em Santa Catarina o troco é efetuado corretamente e em Londrina não? Respondo: em Santa Catarina os contribuintes são respeitados e aqui, pelo que vemos, não. Já está mais do que na hora de se passar a trabalhar corretamente sem mutretas de qualquer natureza.
EDMILSON ASSIS DOS REIS (autônomo) - Londrina
Políticos não largam o osso
Eleitores prestem atenção nas raposas velhas candidatos há mais de 30 anos. O bastão também passa de geração a geração. Acho que chega de sobrenomes conhecidos disputando cargos em diversos setores da política. Ninguém é mais otário para engolir essa turma, além de Lula, Lulinha e companhia.
PAULO CÉZAR FELIPE (advogado) - Paranavaí
■ As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação. As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. E-mail: opiniao@folhadelondrina.com.br





