OPINIÃO DO LEITOR
Vergonha de ser brasileiro
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto", discursou Rui Barbosa. Gostaria que todo brasileiro refletisse sobre esse profundo pensamento de Rui Barbosa, nosso inesquecível "Águia de Haia". Qualquer semelhança é mera coincidência no que estamos vivendo nos dias atuais. Não tem limites o nível corrupção e injustiças correndo à solta em nosso país. Somos reféns de toda bandalheira que acontece no Brasil. A parca esperança de mudar este país é somente nas próximas eleições. Brasileiros, reflitam por favor.
WANDERLEY LAGO (representante comercial) - Londrina
Equação da reeleição petista
Ninguém discorda que o Bolsa Família foi uma grande conquista social para o sofrido povo brasileiro, uma tentativa para diminuir a desigualdade social, mas um aumento de 10% às vésperas de uma reeleição, com quase 4% de majoração acima da inflação, deixa uma suspeição no ar. A imprensa informou que são quase 29 milhões de contribuintes ativos a declarar imposto de renda neste ano e que são 37 milhões de beneficiários a receber o auxilio Bolsa Família no País. Ora, se no Brasil são quase 200 milhões de habitantes podemos calcular e ver que a massa de contribuintes de impostos é 4% menor que a população carente. E se tentarmos montar uma equação desenvolvimentista com esses números e os mais diversos indicadores econômicos, veremos que o resultado vai ser absolutamente eleitoreiro sem indicação de aumento no setor produtivo, com aumento somente no social gerando nos próximos 4 anos um resultado ainda mais negativo nessa equação.
SAULO OLIVEIRA (agricultor) - Londrina
Mico nacional
Londrina, outrora "Capital Mundial do Café", hoje "mico nacional" notícia na mídia do País pelo desleixo na manutenção do Estádio do Café. Que vexame! Alheios a tudo isso e aos demais problemas da cidade, os "senhores" vereadores ocupam o "precioso" tempo prestando homenagens. Viva!
MOISÉS DOS SANTOS (entregador de gás) - Londrina
Brasil da fantasia
O marketing tem essa magia de transformar barro em ouro. Até no horário político transformam um país de quarto mundo em potência, políticos corruptos em pseudos heróis do passado e políticos medianos em salvadores da pátria. Acordem brasileiros para as eleições, votem com a razão e não com a imaginação.
MANOEL JOSÉ RODRIGUES (assistente administrativo) - Alvorada do Sul
CEI dos Alvarás
Com relação à matéria "CEI dos Alvarás aponta indícios de irregularidades" (Política, 16/5), em nenhum momento disse ou afirmei ou ainda ter conhecimento sobre "propina para liberação de alvarás". A obra de minha responsabilidade foi executada de acordo com o projeto aprovado pela Prefeitura de Londrina, e ela possui piso tátil conforme indicado no projeto. No entanto, não estava indicado faixa permeável junto à calçada, pois à época da aprovação não era exigida tal benfeitoria. Dessa forma, o projeto e a construção obedeceram inteiramente a legislação e exigências.
RONALD LANDGRAF (arquiteto e urbanista) Londrina
N.R.:
A FOLHA reitera que não atribuiu ao arquiteto Ronald Landgraf ou aos demais depoentes da CEI quaisquer afirmações. A frase citada na reportagem é de autoria do presidente da CEI,vereador Jamil Janene. Durante a reunião da comissão, na última quinta-feira, os veículos de comunicação foram informados pela assessoria de imprensa da Câmara que os profissionais convidados a depor não gostariam de falar com os jornalistas, portanto, o único pronunciamento oficial foi o do vereador.
■ As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação. As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. E-mail: opiniao@folhadelondrina.com.br





