Ética, cidadania e democracia
Tenho acompanhado atentamente as notícias que tomam as manchetes de jornais, revistas, sites da internet e telejornais nas últimas semanas e procurado alguma manifestação de repúdio ao ato grosseiro e antiético do 1º vice-presidente da Câmara Federal, infelizmente deputado federal eleito por Londrina e região, que repetiu gestos dos "mensaleiros" de seu partido ao serem presos em Brasília - saudação copiada dos fascistas italianos -, durante a 1ª sessão do Congresso Nacional em 2014, para agredir o brilhante ministro do STF Joaquim Barbosa, principal responsável pela condenação e prisão dos "mensaleiros". Além de ser uma afronta ao Judiciário, é péssimo exemplo para a sociedade. Não podemos esperar muito de alguém que não obteve conhecimentos sobre ética, moral, cidadania e valores democráticos, assim como seus partidários foras da lei, condenados pela última instância da Justiça, mas se dizem vítimas de perseguição política e arrecadam milhões de reais de origem duvidosa na internet para pagar multas impostas pelo STF. Os cidadãos, que pagam impostos estratosféricos e recebem serviços de péssima qualidade, devem sair da letargia e se manifestar publicamente contra essas atitudes fascistas que ameaçam o estado democrático de direito, as instituições da República e a democracia. Temos obrigação moral de lutar para preservar nossas garantias constitucionais e evitar que nossa nação seja destruída como a Argentina e a Venezuela.
FLÁVIO LÚCIO AMARAL (médico anestesiologista) - Londrina

Só buracos
Só na reforma da Arena da Baixada serão gastos R$ 330 milhões. Você sabe o que são R$ 330 milhões? É dinheiro suficiente para comprar um terço das terras do meu município. Exatamente, um quadrado com 12 quilômetros de lado, das melhores terras agrícolas do mundo. Será que o governo pensa que no Paraná só existe Curitiba? Será Curitiba um túmulo onde se enterra todo o dinheiro do Paraná? Enquanto isso, minha cidade se parece com a Lua. Só buracos.
ALICIO MASSAN (engenheiro agrônomo) - Santa Mariana

Fornecedores na mão
Na matéria ‘"Rombo’ será resolvido até fim do ano, diz Jozélia" (Política, 25/2), a secretária de Fazenda do Paraná, Jozélia Nogueira, diz que neste ano vai pagar todos os fornecedores que estão com crédito junto ao Estado. Como é fácil, para ela, dizer isso. Só não explicou como os empresários deverão aguentar o ano e como pagarão suas contas? A que custo? Ela deveria explicar como e por que o Estado chegou a esse ponto do calote.
MILTON SIMÕES (comerciante) – Londrina

Educação no trânsito
Concordo plenamente como o leitor Mário Fuzeto (Opinião, 25/2) quando diz: "O trânsito só vai mudar quando as pessoas mudarem. Se você não tem educação nem respeito por outra pessoa, não é o trânsito que irá mudar, pois carros/motos não andam sozinhos". Realmente. o comportamento das pessoas seja no trânsito ou em qualquer outro ambiente está diretamente vinculado à disciplina/educação recebida no berço. Portanto, é na família que se forma o cidadão/cidadã para toda vida. Para reflexão de todos.
LUIZ CARLOS MACHADO (auxiliar administrativo) - Rolândia

Obrigado, Roberto Jefferson!
Independentemente da participação do ex-deputado Roberto Jefferson nas vantagens auferidas no "mensalão", o Brasil é muito grato pela sua delação dos demais quadrilheiros. Não fosse a sua atitude de revelar o esquema do mensalão e essa cambada do Congresso Nacional (grande maioria) estaria saqueando ainda mais o País. Tivéssemos mais uma meia dúzia de "Jeffersons" e o nosso país seria outro. A revelação do mensalão já colocou 20 na prisão. Não poderíamos deixar de elogiar a postura do Jefferson, quando da sua prisão, bem diferente dos demais quadrilheiros, em especial, "os cabeças do PT", José Dirceu, José Genoino e outros.
ADONIRO PRIETO MATHIAS (contabilista) – Londrina

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me comple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jor­nal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br

mockup